HOMENAGEM ÀS MULHERES

...

Nós, do Mural dos Escritores desejamos a todas vocês, escritoras, artistas, ativistas culturais e sociais, mulheres guerreiras que lutam encontrando espaço num lugar onde antes só existiam homens, e a todas as mulheres do mundo que todo dia seja Dia da Mulher.

Não há como desejar às mulheres uma felicidade separada, pois são tão generosas que não seriam felizes se o mundo à sua volta também não o fosse. Como as mulheres, mães do mundo, seriam felizes sem que seus filhos, maridos, amigos, todos o fossem? Mesmo as mulheres que não têm filhos gerados em seu útero, não fogem à maternidade, pois são mães por excelência, acabam sendo mães de seus amigos, sobrinhos, desassistidos, tratando-os de forma maternal, protetora, atenciosa, já que essa é uma característica feminina de que nenhuma mulher foge.

Na antiguidade, o homem e a paternidade eram ligados simbolicamente ao dia, pois saíam à caça, à conquista, às disputas com os outros homens, buscando domínios; a mulher e a maternidade eram ligadas ao símbolo da noite, quando havia o encontro, o alimento, a fecundação, a busca da segurança, o zelo para com o que foi conquistado, a preservação da vida.

Séculos e séculos e essas características continuam inerentes e sobressaem nos dois elementos da raça humana. As coisas mudam sempre, já que não somos seres estáticos, aprendemos e mudamos continuamente. Já há uma mistura, devido a transformação da realidade e dos costumes, adquirimos aprendizagens na partilha dos saberes e valores num mundo onde homens e mulher começam a serem valorizados como iguais; que bom que os homens puderam se tornar mais sensíveis e que bom que as mulheres puderam se tornar mais guerreiras, extendendo os seus limites para fora das paredes de suas casas; sem que cada um perdesse o que já lhe era inerente. Somos seres humanos mais completos assim.

Então, desejamos um mundo melhor, mais feminino, mais humano e solidário. Não seria muito difícil se cada um fizesse a sua parte. Se cada um de nós ajudar a pessoa necessitada que estiver mais perto de si, seja na sua família, rua, emprego, espaço social, todas as pessoas seriam assistidas, como uma corrente de boa vontade e não existiriam necessitados.

Fiquem bem, Mulheres e que Deus as proteja sempre, vocês que são ninho e alimento da vida, preservadoras da vida, por excelência! Que Deus conceda ao mundo a conservação dessas características inerentes ao Ser Mulher.

CRUZ, Ana da. Homenagem às Mulheres. URL: http://muraldosescritores.ning.com/profiles/blogs/homenagem-as-mulheres 07/03/2009