Centenário da ABI é homenageado por cartunistas em exposição

Centenário da ABI é homenageado por cartunistas em exposição

O Centenário da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ocorrido em 7 de abril de 2008, suscitou dezenas de eventos e homenagens que valorizam o papel da Entidade pela defesa da liberdade no País. Uma das homenagens deste ano, aconteceu no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, no dia 17 de março, com a abertura da exposição “ ABI – 100 anos de luta pela liberdade”, que reúne a arte de duas gerações de grandes cartunistas para a celebração deste marco histórico.

Na ocasião, o Conjunto Nacional formado por Chico e Paulo Caruso, Aroeira, Luiz Fernando Veríssimo e convidados , fizeram a apresentação de um espetáculo levando o humor através da música. O caricaturista Henfil (1944-1988) é o patrono da exposição e terá as suas obras apresentadas na exposição como uma homenagem póstuma.

Presentes ao evento diversos cartunistas, jornalistas e membros da ABI, que deixaram seus depoimentos acerca do resgaste histórico da trajetória da heróica Associação. Maurício Azêdo, presidente da ABI: “ agradeço à Super Rede Boa Vontade que está sempre presente aos eventos da ABI, e para nós, isso é uma forma de alcançar um público maior, dando notícias das suas realizações”.

“ ABI tem essa longa história de defesa do jornalismo, liberdade de imprensa, para mim, foi uma grande honra participar”, ressaltou Luiz Fernando Veríssimo, escritor e caricaturista.

O decano caricaturista Lan, se expressou: “a ABI tem uma história de heroismo passando por tantos momentos, como o Estado Novo, e através de todos esses anos”.

Aroeira, chargista do jornal O Dia, destacou: “ a ABI defende o direito da liberdade de expressão, ela é a minha associação”.

Paulo Caruso, cartunista disse: “ A ABI como entidade, tem um carisma porque ela significou muito a luta pela liberdade de imprensa. Ela é muito importante para manter acesa a chama da liberdade de expressão”.

“A Super Rede Boa Vontade prestigiando o evento da ABI, a LBV nasceu na ABI. Muito obrigado e agradeço ao Paiva Netto mais esse apoio”, disse Paulo Jerônimo, diretor de Assistência Social da ABI.

A mostra ficará em cartaz de 18 de março a 26 de abril, nas galerias do térreo do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), na Av. Rio Branco, 241, no Centro do Rio, de terça a domingo, no horário das 12h às 19h. A classificação é livre.