Chico Buarque

Chico Buarque, um dos maiores artistas brasileiros. Com sua obra nos proporciona momentos de encantamento como esse Soneto escolhido por mim em sua homenagem, autor de livros, peças e lindas canções nos envolve de maneira única em suas melodias com letras belas e profundas.

Soneto

Chico Buarque

1972

Por que me descobriste no abandono

Com que tortura me arrancaste um beijo

Por que me incendiaste de desejo

Quando eu estava bem, morta de sono

Com que mentira abriste meu segredo

De que romance antigo me roubaste

Com que raio de luz me iluminaste

Quando eu estava bem, morta de medo

Por que não me deixaste adormecida

E me indicaste o mar, com que navio

E me deixaste só, com que saída

Por que desceste ao meu porão sombrio

Com que direito me ensinaste a vida

Quando eu estava bem, morta de frio

PS: Eu sou fã de carteirinha do Chico Buarque e folheando o livro “Tantas Palavras” Todas as letras e Reportagem Biográfica de Humberto Werneck, sobre as letras, livros, peças, em fim toda obra de Chico Buarque, achei esse soneto MARAVILHOSO, e gostaria de compartilhar com vocês. Esse livro foi um dos presentes mais importantes que recebi em minha vida, fiquei tão feliz que escrevi uma poesia-loucura intitulada “Tantas Palavras” (página 8 de meu cantinho aqui no Recanto). Eu o ganhei de meu filho no meu aniversário de 2007 com a seguinte dedicatória:

“Ofereço-te essas “tantas palavras” mesmo sabendo que o que será lido estão em suas entrelinhas. Entre sambas e boleros convivem o passado e os sonhos. De declarações de amor a gritos de guerra, esta á a Roda-Viva pela qual se vê a realidade em poesia. Que os versos transcendam as palavras. Desejo-te aquilo que não pode ser escrito. “Eu te amo”, do Teu Guri.

Ana Maria de Moraes Carvalho
Enviado por Ana Maria de Moraes Carvalho em 01/04/2009
Código do texto: T1517363