UM REGALO AO DESEMBARGADOR - JOSÉ EVANDRO DE SOUSA

Ao
Desembargador Federal do Trabalho – Corregedor
Dr. JOSÉ EVANDRO DE SOUSA

Caxias, cidade dos babaçuais, terra de Gonçalves Dias, palco do cenário da guerra da balaiada, onde sempre esteve celebridades, assim como o Desembargador Federal do Trabalho – Corregedor – Dr. JOSÉ EVANDRO DE SOUSA, cearense nato, formado pela Universidade Federal do Ceará, trilhou na jornada do direito com sucesso, coragem e determinação, é por sinal um apaixonado do direito e da Justiça, assumindo vários cargos até como Presidente e também como vice – Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª. Região. A sua história e biografia já estão traçadas nos anais da Justiça do Trabalho. Como advogado fostes culto, autêntico com arte, político e ético no brilho da classe cearense, e hoje, o Maranhão lança-te infindáveis glórias.

Postulou no judiciário cearense os conteúdos da douta advocacia aureolada por largos anos de experiência: 1.º Como Assessor Jurídico do município de Barro (CE), e mais tarde, advogado militante do município de Fortaleza. Assumiu como Juiz substituto no TRT da 16.ª Região em 03.12.1990. Como Juiz Substituto, ocupou as Presidências das JCJ’s no Estado do Maranhão, nas cidades de Imperatriz, Balsas, Açailândia, Pinheiro, Bacabal e Caxias, sendo promovido em dezembro de 1993 como Juiz do Trabalho Presidente da JCJ de Chapadinha -MA e depois removido para a Presidência da 1.ª JCJ de São Luis em fevereiro de 1997, e atualmente Desembargador Federal do Trabalho - Corregedor.

Senhor Desembargador, hoje, Caxias (MA), está de parabéns por ter uma Vara do Trabalho Federal e na sua titularidade, o talentoso magistrado Francisco José de “Carvalho Neto”, que vem atualmente despachando e sentenciando inúmeros processos, e diariamente conduzindo as audiências, instruções e homologando acordos das partes.

Assim, o Doutor “Carvalho Neto”, tem impulsionado a solução de milhares de processos, inclusive litígios transformados em acordos, e que para os trabalhadores pareciam impossíveis.

Senhor Corregedor Federal, a magistrado “Carvalho Neto”, conduz esta Vara do Trabalho velando pela observância das leis e na administração da Justiça com uma equipe de servidores inigualáveis, assíduos nas atividades de suas funções.

Por outro lado, o avanço tecnológico, às crises econômicas mundiais, a flexibilização do Direito do Trabalho, torna o processo de adaptação de normas trabalhistas à realidade cambiante, tais como retrações ou expansões econômicas nas transformações sociais ou políticas.

Daí, porque, “o Direito do Trabalho passou a ser algo flexível, se dobra mais não quebra, fácil de manejar, elástico, maleável. Flexibilizando o Direito do Trabalho, tornando mais ajustável às situações fáticas da nossa sociedade brasileira”, palavras do Prof. Octávio Bueno Magano – Titular de direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Senhor Desembargador Federal, Parabéns! Pela sua passagem em nossa cidade histórica. Dantes, como Juiz do Trabalho da Junta de Conciliação e Julgamento. Há quase 12 (doze) anos, conhecestes a  “PRINCESA DO SERTÃO”, e hoje, Caxias se sente agraciada por ter uma Vara do Trabalho Federal.

Desejo-lhes infindáveis sucessos!


Do advogado e poeta

Dr. Erasmo J. L. Costa.
OAB-MA n. 3.588


ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 09/05/2006
Reeditado em 27/09/2011
Código do texto: T153320
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.