Homenagem ao Vendedor

Quando é o dia do Vendedor ? Você sabe ?

O dia do profissional que existe em maior quantidade no mundo, mas que muitas e muitas vezes é tão desvalorizado, apesar de ser uma das mais antigas profissões.

Muitos empresários acreditam que podem viver sem eles, mas muito se enganam, sempre serão necessários.

O desenvolvimento e a tecnologia nunca extinguirão esse profissional.

É esse profissional o grande responsável pelo desenvolvimento em áreas longínquas.

Na Bíblia o vendedor tem seu espaço. É uma profissão antiquíssima.

Para que essa atividade perdure por muitos e muitos anos são necessárias diversas qualidades que agem simultaneamente, sem elas ninguém se torna um profissional de vendas bem sucedido:

Planejamento

Organização

Muita Persistência

Muita Paciência

Determinação

Cultura e Conhecimentos gerais

Rapidez de raciocínio

Empatia

Intuição aguçada

Psicologia nata

Controle emocional

A maioria dos livros de auto-ajuda são destinados a esses profissionais, em virtude da necessidade da reserva mental que se deve ter.

Pare e pense.... Imagine você saindo para bater de porta em porta, repetindo esse gesto várias vezes ao dia, dezenas, centenas, milhares de vezes.

Uns ouvem, outros nem sequer querem saber o que tem para vender, há os que desprezam, simplesmente deduzem que não vai interessar.

Imagine tendo que voltar por várias vezes ao mesmo local para encontrar o futuro cliente.

Imagine ter que viajar e ficar longe de casa, por dias, semanas, meses.

Imagine o desprezo, o descaso, a indiferença, a grosseria, a humilhação de alguns.

“Obviamente muitas recepções são hospitaleiras”.

Imagine a chuva nos ombros, por muitas vezes, anos a fio.

Imagine os imprevistos: o cliente não estava, agendou mas esqueceu, comprou de outro, mudou de idéia, brigou com a esposa, bateu o carro, etc, etc..

Imagine você tendo que sorrir sempre, mesmo sendo mal tratado ou humilhado. Haja psicologia.

Imaginou tudo isso ?

Agora volte e imagine tudo isso, porém, você tendo muitas contas atrasadas, prato vazio, problemas de saúde ou familiares. Mas mesmo que esteja desesperado você não poderá demonstrar, terá que transcender todas as dificuldades. Assim como um palhaço no palco, que pode estar chorando por dentro, mas terá que arrancar gargalhadas do público.

Pois é... Quantos desses profissionais já bateram à sua porta?

Quantos você tratou bem e quantos você tratou mal ou apenas dispensou?

Não importa se é um vendedor de redes ou um vendedor de aviões.

São milhões desses profissionais, uns mais preparados outros aprendendo a profissão.

Apesar de falarem muito, na sua absoluta maioria são excelentes pessoas. Acumulam uma bagagem de conhecimento que muitas vezes ninguém imagina.

Sabe o que um bom profissional desses consegue fazer em alguns segundos?

Analisa seu negócio, sua personalidade, sua fisionomia, seus gestos, quem há e o que há a sua volta, seu humor e, baseado em tudo isso faz uma rápida análise das probabilidades e dos argumentos a serem utilizados. No momento da explanação ou negociação o cérebro entra em intensa atividade. Tudo tem que ser ouvido, visto, analisado, processado, de forma que o resultado seja positivo, sempre positivo. Um bom profissional desses nunca perde, ele adia. Muitas vezes o saldo positivo que ela leva é uma informação valiosa, algo que resultará frutos no futuro.

Não pense que ele veio tirar o seu dinheiro. Ele tem algo que pode lhe ajudar, dar mais conforto, mais lucros, resolver ou evitar problemas. Dentro do possível, ouça o que ele tem a dizer.

Muitas vezes você representa o décimo “não” daquele dia ou daquela semana. Mesmo que não venda ele ficará satisfeito com uma boa justificativa do porque não comprar e assim não se sentirá menos culpado. Muitos vendedores atribuem sempre para si o fracasso da venda, mas sabemos que nada pode ser vendido paras todos a todo o momento.

No dicionário Aurélio a definição desse profissional é extremamente modesta em relação ao teor da profissão. Experimente conferir.

VENDEDOR

1. Que vende.

2. Aquele que vende.

3. Empregado encarregado das vendas ao público, em casas comerciais.

A DEFINIÇÃO A SEGUIR SERIA MUITO MAIS EXATA:

1. Que vende.

2. Aquele que vende.

3. Comerciante.

4. Indivíduo intermediador de negócios.

5. Empregado, Empresário ou profissional liberal que tem a função ou objetivo de vender alguma mercadoria, algum serviço ou alguma idéia ou conceito a alguém ou alguma empresa. Podendo ser dentro de um estabelecimento comercial ou a domicílio

6. Vendedor de idéia - Aquele que vende uma idéia.

7. Vendedor ambulante ou pracista - aquele que vende de porta em porta

8. Vendedor técnico - aquele que vende produtos altamente técnicos, os quais exigem conhecimentos mais específicos e detalhados.

9. Televendedor- aquele que efetua vendas por telefone. Também denominado de operador de telemarketing

10. Vendedor viajante - Aquele que viaja constantemente a longas distancias para efetuar vendas

11. Diz-se também do estabelecimento que vende - Estabelecimento vendedor

Não só o dicionário Aurélio foi um pouco superficial na definição, pois muitas empresas tentam até mudar o nome da função, como se esta fosse pejorativa. Eis alguns exemplos:

Assessor comercial

Promotor de vendas

Representante comercial

Intermediador de negócios (chique esse, não?)

Agenciador

Negociador

Corretor

É Vendedor e pronto. Não adianta inventar.

Essa homenagem é feita de coração a todos os Vendedores do Mundo, de todas as épocas de todos os produtos e serviços.

Esses profissionais que não importando o que vendem são obrigados a ter uma grande reserva mental para enfrentar as distancias, as intempéries, os preconceitos e as indiferenças.

Cláudio Cortez Francisco

Claudio Cortez Francisco
Enviado por Claudio Cortez Francisco em 11/05/2009
Código do texto: T1588104
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.