Pequena biografia do escritor e médico João Guimarães Rosa

Nesta data de 27 de junho de 2009 estamos comemorando o 101º aniversário de nascimento de um dos mais dignos representantes da literatura brasileira.

Trata-se do Romancista João Guimarães Rosa, nascido na cidade mineira de Cordisburgo, onde fez os primeiros estudos. Estudou ainda em Belo Horizonte e lá se formou em medicina. Na condição de médico cavaleiro clinicando no interior de Minas, aprendeu as características de comportamento do povo sertanejo, o que lhe permitiu um grande entrosamento profissional. Durante a revolução de 1932 foi médico voluntário da Força Pública Mineira, quando alcançou a patente de capitão. No ano de 1934 entrou para a carreira diplomática, atingindo o posto de ministro de primeira classe no final de sua vida.

Guimarães Rosa viveu duplamente, pois era escritor e diplomata. Em 1956 publicou sua maior obra, o romance Grande Sertão Veredas, em que descreve a vida de um jagunço. Um pouco antes de seu falecimento em 1967, elegeu-se para a Academia Brasileira de Letras. A importância de sua obra literária se faz notória, em razão da grande aceitação do público leitor que a procura não apenas nas livrarias, bem como nas bibliotecas escolares e públicas. De sua autoria constam ainda as seguintes obras; Magma; Sagarana; Corpo de Baile; Buriti; Primeiras Estórias; As Margens da Alegria e Tutaméia.

Fonte: Nova Enciclopédia de Biografias, da empresa Planalto Editorial Ltda

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 27/06/2009
Código do texto: T1669916
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.