ASSIS, A CIDADE DOS TRÊS "ESSES"

Há cerca de 20 anos eu vinha morar em Assis. Vinha de uma cidade grande, uma metrópole. Temia em não me acostumar, pois minha cidade natal era muito evoluída, com muitos recursos, muitas opções, tudo o que uma grande cidade como São Paulo pode oferecer. Mas aqui cheguei. Chegamos. Eu e minha família. Na verdade eu já conhecia Assis, sempre vinha passear aqui, pois meus pais são daqui. Mas passear é uma coisa e morar... é outra. Mas enfim, chegamos! Confesso que no começo sentimos muita diferença em muitos aspectos. A vida no interior é sim bem diferente da vida da “cidade grande”. Mas aos poucos eu fui me acostumando e gostando de morar aqui. Fui percebendo que as pessoas aqui são diferentes, pois o modo de vida é diferente. O tratamento é outro, pois em cidades menores as pessoas se envolvem mais, participam mais das vidas umas das outras, têm mais cumplicidade.

Quando cheguei aqui, Assis era bem diferente do que é hoje. Muitas coisas de hoje não existiam, porém havia outras que eram maravilhosas e ficaram em mim para sempre. Logo fiz amizades e um dia me levaram para conhecer o Porão. Adorei! Era o local onde todos se encontravam, aos sábados. Era uma delícia! Era realmente uma viagem pelo som! Todos aqueles ambientes aconchegantes, aqueles barzinhos, aquelas pessoas passando pra lá e pra cá, os olhares curiosos atrás daquele ou daquela paquera, a pista de dança! Ahh, como era bom aquele lugar! Tinham outros lugares legais que também eram o ponto da moçada. Onde é hoje o Costela era a “Água Benta”. Ali parávamos os carros na avenida e ficávamos conversando, brincando, vendo o movimento dos outros carros.

Há vinte e poucos anos atrás não tínhamos o Teatro Municipal, neste novo formato, não tínhamos o Shopping, mas tínhamos o Cinema Municipal, onde com freqüência íamos assistir a filmes. Há vinte anos ainda parávamos os carros em fila para esperar o trem passar. O trem que apitava, apitava e fazia parte do nosso cotidiano.

Assis evoluiu, sim evoluiu. E isso sempre traz conseqüências... Também há vinte anos não tínhamos esta violência que temos hoje e talvez alguns outros problemas de uma cidade que cresce. Mas meu amor por você Assis, continua o mesmo. Amo-te, respeito-te, faço propaganda, pois é aqui que moro, é aqui que ganho dinheiro, é aqui que construí minha vida, meu trabalho, minha família. Quando um dia eu disse a um amigo que iria embora morar em uma cidade chamada Assis, ele disse: -Legal, o nome da cidade tem três esses. Me surpreendi, pois eu nem tinha percebido ainda. Sim, tinham três esses e muito mais coisas que iriam me encantar. Parabéns Assis! Que seu povo sempre se orgulhe de ti, pois você tem sim, muito para se orgulhar!

-Publicada no jornal VOZ DA TERRA, da cidade de Assis, em 29/06/2009.