ALBA PIRES FERREIRA E A ACADEMIA CASTRO ALVES

*Nadir Silveira Dias

Inicio, pois, exatamente por onde se inicia: Por onde estamos. Ou por onde queremos estar, se a isso pudermos nos dar ao luxo. E o título bem se presta para o objetivo em questão: Alba Pires Ferreira e a Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves.

Alba Pires Ferreira é a terceira Presidente da linhagem iniciada por Celeste Maria Masera Lourenço, em 20 de novembro de 1966.

Seguiu-se a ela Glory Mello Eichenberg e há quase um ano, por falecimento da titular, Alba nos brinda com a sua administração.

É bem verdade que a Alba não conseguiu mudar o posicionamento da sociedade e dos poderes públicos com relação às artes, às ciências, às letras, e à cultura: Arredia e com pelo menos um pé travado, em qualquer uma das esferas de poder.

E quando essa presença se faz é somente através de muito empenho dos dirigentes e sempre aquém do mínimo necessário para uma maior implementação das artes, das ciências e das letras, sua específica proposta estatutária.

Por decorrência do esforço de concentração no foco específico, ficam a descoberto por ausência de recursos a colocação de seus acadêmicos em maior evidência na mídia e nos veículos de comunicação com vista a estimular o consumo do produto cultural: As artes e os livros, de ciências e das letras em geral, de poesia, de prosa, e de variedades de cunho comunitário, que os autores criam, pagam os custos de editoração, impressão e ainda tem que fazer a distribuição, pois os veículos que lhes facilitaria essa tarefa, nunca oferecem o espaço necessário para a divulgação conforme a demanda dos artistas e autores, escritores e poetas.

Porém, muita coisa mudou e se consolidou nesse pequeno espaço de tempo.

O fato mais importante talvez seja exatamente a circunstância de Alba Pires Ferreira ter conseguido ultimar o processo de registro da Academia, iniciado em 1973 e inconcluso até assumir a Presidência em 12 de julho de 2008.

E ainda foi além, pois implementou e mantém em andamento a composição integral do Quadro de Acadêmicos Correspondentes, até então inexistente.

E ainda fez mais: Procurou efetuar o registro desses atos, senão em livros impressos, em livros virtuais e em mídia visual dos inúmeros eventos realizados.

E disso fazem exemplos o livro virtual Sinfonia de Palavras, o DVD Cerimônia de Posse do Conselho Consultivo, Conselho Fiscal e Diretorias, e o DVD Cerimônia de Posse de Delasnieve Daspet, Condorcet Aranha, Rozelia Scheifler Rasia, Juraci da Silva Martins e Lígia Antunes Leivas.

Por isso tudo, Alba, nesse teu primeiro ano de mandato, somente louvores é possível levar a ti, na Presidência e na conseqüente condução dos destinos desta Casa de Artes, Ciências e Letras, bem como aos demais integrantes da Diretoria.

Sê feliz, Alba Pires Ferreira! Profícua gestão! Muito êxito!!!

De Porto Alegre, RS, para Rio de Janeiro, RJ, em 13 de junho de 2009.

E pode ser visto no posfácio do e-book Porto de Luz, páginas 145-6:

http://www.teiadosamigos.com.br/Ebook/portodeluz.html

*Jurista, Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 17/07/2009
Código do texto: T1704633
Classificação de conteúdo: seguro