Para a Jonas com muito amor.

A esperança é um empréstimo que se pede à felicidade.

(Rivarol)

Quando os teus olhos se cruzam com o espelho que imagem vês? Encontras em ti alguns vestígios da menina linda por dentro e por fora, cuja pureza e a ingenuidade, a par com a sua extraordinária inteligência, a tornavam numa pessoa tão especial? Pergunto-me o que pensas, o que vês, o que fez com que num qualquer momento tivesses escolhido este caminho que te afastou há tanto de todos nós? Dou voltas e voltas na cama….sinto uma angústia que me invade….culpo-me e desculpo-me, culpo os outros e desculpo-os, procuro razões onde elas não existem e tento em vão encontrar soluções. Gosto tanto de ti! Queria ao menos que soubesses isso! Dentro de mim não existe a imagem deturpada que actualmente reflectes no espelho….dentro de mim, continuas LINDA, como sempre foste.

Recordo o tempo em que nos divertias a todos com as tuas piadas e o teu sorriso contagiante, mas as vezes tenho dúvidas de que algum dia tenhas sido realmente feliz. Porque é que nenhum de nós nunca viu isso? Como é que nos distraímos tanto para que a tua fragilidade nos passasse ao lado? Como é que o escondeste tão bem?

Não sei nada de ti há demasiado tempo! Não me refiro à última vez que estivemos juntas, mas à última vez em que abriste uma fresta de ti e me deixaste espreitar lá para dentro. Tentei sempre entender-te, mas sei que nunca o consegui. Se calhar tentei demasiado dar-te a conhecer a minha visão das coisas, em vez de tentar perceber realmente como é que tu as vias….desculpa-me por isso! Só queria….só QUERO que sejas feliz!

Sempre tiveste pressa de viver…querias descobrir tudo, explorar tudo, saborear tudo. Mergulhavas, com uma coragem que sempre invejei, em tudo o que fazias e vivia-lo intensamente….sempre foste destemida! Sempre encaraste a vida com determinação! Será que ainda és assim? Ou limitas-te a reagir ao que se passa à tua volta e às ordens que o teu corpo te dá num perigoso jogo com a morte? O que é que te move? Que motivações são as tuas? Onde estão os teus sonhos? Quiseste ser tantas coisas, lembras-te? Querias ser bailarina….professora…. Podias ter abraçado o mundo e tê-lo pintado de cor-de-rosa (ainda é a tua cor preferida?), mas preferiste escurecê-lo e torná-lo sombrio, tão sombrio que já não te encontro na penumbra. Quanto tempo mais vais fechar os olhos e continuar entranhada nessa realidade tão deturpada que nada constrói, só destrói. Corrói o corpo e a alma, rouba o sorriso mais lindo e muda a imagem para aquela que agora o espelho te devolve.

Anseio pelo dia em que te vais rebelar, o dia em que algo dentro de ti faça despertar a coragem necessária para que dês o primeiro passo e te permitas construir pontes em vez de muros e, finalmente, encontrar o caminho de volta. Nesse dia, como sempre, vou estar aqui de braços abertos para lutar contigo as tuas batalhas, mesmo as mais longas, mesmo aquelas que, à partida, possam já estar perdidas. Dividirei a minha força contigo para que a tua ansiedade não mais te derrube, para que possas resistir e para que, pela primeira vez, possas usar o tempo a teu favor. Lembra-te nunca é tarde para mudar tudo….basta QUERER e ACREDITAR!

AnaM
Enviado por AnaM em 11/08/2009
Reeditado em 07/09/2012
Código do texto: T1748643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.