A HONROSA DESPEDIDA DE UM GRANDE LÍDER

“Dia 06 de maio de 2008 foi uma data que ficará marcada para sempre na mente da comunidade gurupiense como o dia da despedida de seu maior líder político, João Lisbôa da Cruz, o ‘João do povo’. João era um homem simples, não gostava de se aparecer, não conseguia enxergar diferenças entre os ricos e poderosos e os mais humildes e pobres, sua fala era a mesma tanto para um, quanto para outro. Humano, demasiadamente humano, não conseguia maltratar as pessoas, era democrático, nunca gostou de perseguição política mas sempre foi alvo dela, sempre com paciência e muita tranqüilidade... a camisa sem manga e a botina no pé era o seu uniforme, sua marca registrada. O falecimento de João Cruz ficará para sempre na memória do povo gurupiense, um marco na história política de nossa região... e é com o merecido respeito a um grande líder político que prestamos essa homenagem..”

Foi com muita tristeza que a população de Gurupi recebeu a notícia da morte de João Cruz, a mais expressiva liderança política de nossa cidade. João partiu com 58 anos de idade após um grave problema de hemorragia no esôfago. Ele faleceu na madrugada do dia 6 de maio, e conseguiu aglomerar milhares de pessoas na igreja matriz da cidade - Santo Antônio. No translado entre aeroporto e o local do velório centenas de simpatizantes deram o seu adeus.

João Cruz foi sepultado no dia 07 de maio e na ocasião de seu velório um viajante, pra lá de seus 60 anos de idade que passava pela cidade, ficou impressionado com a quantidade de pessoas se despedindo da mais expressiva liderança de Gurupi. Segundo o viajante, a última vez que ele viu uma aglomeração de pessoas tão grande em um velório de uma liderança política (cerca de mais de 20.000 pessoas deram o seu último adeus) foi no velório de Juscelino Kubitschek ocorrido em Diamantina – MG.

Cruz começou cedo sua trajetória política e com um carisma ímpar de grandes líderes políticos teve uma carreira expressiva com pouco mais de 26 anos de vida pública. Em 1982 já era líder jovem do PMDB, ajudou a criar na época as Associações de Bairros de Gurupi e foi vice-prefeito de Jacinto Nunes. Em 1986 se elegeu Deputado Estadual, representando o sofrido e esquecido povo do Norte de Goiás. Em 1988 foi eleito vice-governador do Tocantins ao lado de Siqueira Campos além de assumir a Secretaria Estadual do Interior e Justiça. Em 1996 concorreu a prefeitura de Gurupi, sendo eleito com 80% dos votos mas não assumiu o cargo por decisão da Justiça Eleitoral que na ocasião não reconheceu sua coligação como válida. Em 2000 João Cruz se candidatou novamente a Prefeitura de Gurupi, e saiu vitorioso com maciço apoio popular. Promoveu uma vigorosa recuperação econômica do município de Gurupi sendo reeleito em 2004.

*Homenagem póstuma do autor na ocasião do falecimento de João Lisbôa da Cruz, publicado como matéria de capa do jornal Chico, de circulação no Tocantins, em maio de 2008.