AOS MESTRES, COM CARINHO... MUITO CARINHO!

O ato de educar, definitivamente, não é para qualquer um. Ser Professor é diferente de ser Educador. Qualquer um que ensina algo a outrem pode ser chamado de Professor, mas os Educadores são poucos. Ser professor-educador é muito mais do que o próprio conceito encerra. O professor que se dedica, que realmente ama o que faz, é um educador nato.

Educar não é simplesmente transferir o saber, é mais que isso. Educar é transferir também afeto, compreensão, carinho, amizade, exemplos, sabedoria e claro, o conhecimento. Na condição de educadores, frequentemente somos vistos como modelos aos nossos alunos e essa é uma responsabilidade muito grande. A maioria dos alunos se inspira em seus professores, seus comportamentos, suas ideias, seus pensamentos, enfim, criamos discípulos, para o bem, ou para o mal.

O aluno precisa do professor sim, pois precisa do conhecimento, do conteúdo da disciplina, mas precisa também do educador, aquele que se oferece, que ouve, que dá atenção, que vive com o aluno suas angústias, suas incertezas e até mesmo seus fracassos. O Educador é aquele que não se limita apenas à sua disciplina, mas o que confere a ela um pluralismo interdisciplinar, que busca outros conceitos, oferece outros contextos, expõe o aluno ao senso crítico, para que busque suas próprias respostas.

O grande Sócrates, filósofo ateniense, nos deixou um legado fantástico, através de um de seus mais famosos discípulos, Platão. Sócrates primava pela educação sem barreiras, sem diferenças, pela ética e principalmente pela humildade. Quando disse: “Só sei que nada sei”, declarou sua notável sabedoria. Um professor de verdade está em constante aprendizado, sabe que não detém todo o conhecimento, está sempre disposto a buscar novos caminhos. Porém, tem o dom de ensinar o que sabe, de perpetuar o conhecimento, como nenhum outro.

Finalizando, quero agradecer aqui aos meus queridos colegas de profissão, a dedicação com que desenvolvem seu trabalho, o carinho, a atenção, a seriedade, o comprometimento. Um povo liberto e feliz, não se faz sem educação. Uma nação evoluída, não se faz sem mestres, sem professores, sem educadores. A todos vocês o meu e o nosso, muito obrigado! Com carinho, com muito carinho!

-Rita Lopes – professora de Tecnologia do Instituto de Ensino Superior de Assis e do Colégio Anglo Xereta.

-Crônica publicada no jornal Voz da Terra, da cidade de Assis, em 15/10/2009.