DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

As homenagens a Zumbi dos Palmares começaram logo pela manhã deste dia (20) de novembro em vários pontos do Rio de Janeiro. No monumento ao líder negro, na Avenida Presidente Vargas, no Centro, as comemorações ao Dia da Consciência Negra incluíram capoeira, danças, oferendas e uma lavagem simbólica da estátua. Em São Paulo o dia foi marcado por manifestações populares. Homenagens incluíram, ainda, caminhada e danças Afras e até feijoada. . A Central do Brasil recebeu a primeira edição do Trem do Funk. No Dia da Consciência Negra, vai partir da Central do Brasil às 11h o Trem do Funk direto para Belford Roxo. O evento será parecido com o tradicional Trem. A História do Dia Nacional da Consciência Negra - Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. “Aqui no Brasil só não vence quem não quer”, é a fala comum daqueles que ainda acreditam no mito da democracia racial. Por que consideramos mito? Porque não existe; é irreal a igualdade das raças no Brasil. No entanto essa é a ideia oficial vendida para o exterior. A data tem uma importância histórica, pois a criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais.

Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos muito importante está sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória à inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira. A situação atual tem muito que ver com o passado escravocrata, porém explicá-la com o argumento de que “os negros estão embaixo porque foram escravos” é uma tentativa de simplificação do problema e de isenção de culpa. Público e notório essa afirmação acima mencionada, discriminar a raça negra por quê?

O negro é um ser humano igual aos demais, e pela história antiga foram os primeiros povos a habitar a Terra. Durante a escravidão, o negro era coisa, mercadoria; era considerado não humano e não tinha com quem competir nessa situação. No news Google poderemos catalisar muito sobre o aspecto da história do negro no Brasil, feriado no “Dia da Consciência Negra” divide opiniões. Salvador faz parte dos 5.126 municípios brasileiros que não adotaram o feriado, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). No Brasil, 436 cidades têm o - 20 de novembro como feriado municipal.

No movimento negro baiano, a possibilidade do novo feriado nacional divide opiniões. Neste ano, a marcha, que sai às 14 horas do Campo Grande, tem como uma das bandeiras o combate à morte de jovens negros. No final do percurso, na Praça Castro Alves, a Câmara Municipal de Salvador concederá a Medalha Zumbi dos Palmares ao presidente Lula, proposta pela Conen e aprovada em unanimidade pelos vereadores. Outra importante ação que acontece há nove anos é a Caminhada da Liberdade, com saída às 15h do Curuzu. Organizada pelo Fórum de Entidades Negras, o tema deste ano é “Basta de violência, repara já” e reunirá cerca de 50 mil pessoas para protestar contra a violência urbana que tem atingido os jovens negros.

Do fórum participam entidades culturais como Os Negões, Cortejo Afro, Muzenza, Ilê Aiyê e Malê de Balê. A violência corporal e outros tipos de violência contra a raça negra é uma covardia, o próprio governo se insere nesse rol, pois o que não aceitamos são as famigeradas cotas raciais. A raça negra é uma raça forte, principalmente em determinados tipos de esporte em que requer esforço físico. No Estado do Maranhão este dia é bastante comemorado, pois a população negra é bastante intensa e a cultura maranhense tem como ponto principal as danças praticadas por seus antepassados. À tarde online fala sobre questionado sobre a possibilidade de adotar o - 20 de novembro como feriado, Valmir França, coordenador do fórum, diz não concordar. “Sou contra. Acho que isso interferirá no trabalho de conscientização que tem sido realizado nas escolas e em outros espaços durante a data”. O Coletivo de Entidades Negras (CEN) realizará diversas atividades neste final de semana, como a 5ª Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa, com saída às 9 horas do final de linha do Engenho Velho da Federação, onde fica o busto da mãe Ruinhó.

Na ocasião, será lançada a campanha Quem é de axé diz que é voltada para o Censo 2010. A ideia é incentivar o povo de santo a assumir a sua proposição religiosa. Todo negro tem uma história para contar sobre discriminação sofrida no mercado de trabalho. Ana Lúcia e F. Valente em seu belo livro “ser negro no Brasil hoje” traz histórias importantes sobre a vida e a grande discriminação que sofrem os povos de raça negra, quer seja aqui no Brasil e em outros países como Estados Unidos da América e Inglaterra. Queremos aproveitar este dia para homenagear essa bela raça que tanta trabalhou para o crescimento do Brasil e a maioria deles levava castigo de todos os matizes e aqui vai também a todos os negros que morrerem de inanição e pelo excesso de trabalho a que eram submetidos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 20/11/2009
Código do texto: T1934737
Classificação de conteúdo: seguro