Nova Londrina, Estado do Paraná, Brasil - Prof. Osmar Soares Fernandes

Nova Londrina nasceu de um sonho mágico, teve seu nome mesmo antes de ser fundada. Seus fundadores pioneiros foram visionários, entusiasmados, otimistas, vencedores. Transformaram um projeto, num berço querido, chamado Nova Londrina - Rainha do Noroeste Paranaense.

“Quem registra se eterniza!”

Prof. Osmar Soares Fernandes

Poeta, escritor e historiador

Nova Londrina, Estado do Paraná, Localização

Informações Administrativas:

Município – Nova Londrina, Estado do Paraná.

Unidade Federativa – PR (18)

Estado – Paraná

CEP – 87.970 – 000 (Inicial e final)

Código Correios – 6368

Código IBGE – 17107

Mesorregião – Noroeste Paranaense

Municípios Limítrofes – Diamante do Norte, Itaúna do sul, Marilena, Loanda, Guairaçá

Faz Fronteira com os Estados – São Paulo e Mato Grosso do Sul

Posição Geográfica:

Altitude (metros) – 480

Latitude – O22º 45’ 57” S

Longitude – 52º 59’ 06” W

Distância da sede municipal à capital do Estado (Curitiba) – 575 Km

Área Territorial - 270,389 Km²

População IBGE 2009 – 12.898

Número de Domicílios – 4.108 (Urbana e Rural)

Zona Eleitoral – 01 (96ª)

Eleitores – masculino 4.902; Feminino 5.008; Não Informado 10; Total 9.920

Total de Veículos Registrados em 2008 – 6.652

Densidade – 49,7 hab/km²

Clima – subtropical Cfa

Fuso Horário – UTC-3

IDH – 0,762 médio PNUD/2000 (4)

PIB – R$ - 114,491 (2005)

R$ - 8.566,00_pib_per_capita=

Histórico:

Etimologia – Vida Nova (Novidade).

Fundadores: Armando Valentim Chiamulera, Ewaldir Bordim, Leopoldo Lauro Bender, Salim Zaidan e Silvestre Dresch.

Nascimento – 01 de agosto de 1950 (primeira vez que surgiu seu nome em homenagem a Londrina/PR).

Data de Fundação – 20 de outubro de 1951(pelos fundadores).

Origem do Município – Desmembrado do Município de Paranavaí.

Data de Criação do Distrito – 05 de agosto de 1953.

Data de Criação do Município – 26 de novembro de 1954.

Data de Instalação do Município – 07 de janeiro de 1956.

Elevado à Condição de Comarca – 29/12/1962.(Instalada em 15/03/1964)

Gentílico – (nova-londrinense).

Data de aniversário – 15 de março (Lei Municipal nº 661/76 - Instituiu essa data). Nela comemora-se a Instalação de Município e a elevação de Comarca.

Número de Distritos Administrativos – 02 (dois), Nova Londrina e Cintra Pimentel.

Comarca a que pertence – Nova Londrina.

Prefeito Eleito para a gestão 2009 a 2012 – Senhor Dornelis José Chiodelli (DEM).

Presidente da Câmara Municipal Eleito para a gestão 2011/2012 – Ver. Mário Sérgio Sonsim - (PDT).

Nos idos de 1930, essa região era mata fechada, com pouquíssimos posseiros (detentores ilegais e legais de terras), existia um “picadão”, que, partindo do Porto São José, no rio Paraná, nos limites do Mato Grosso do Sul, cruzava as terras circunjacentes do atual Município de Nova Londrina.

Objetivando a extração e o aproveitamento das madeiras de lei abundantes na região e a exploração de suas terras férteis e ubérrimas, no período de 1947 a 1950, estabeleceu-se ali a Empresa Imobiliária Terras e Colonização Paranapanema LTDA., com sede no Rio de Janeiro, dirigida por José Volpato, Antonio Scandelari e Francisco Puglielli. Foi desmembrada e vendida parte para a Imobiliária Nova Londrina LTDA (onde o sonho começou), e parte para a empresa Colonizadora Marilena LTDA.

Empreendedores e futuristas, os sócio-fundadores da Imobiliária Nova Londrina Ltda.: Silvestre Dresch, Armando Valentim Chiamulera, Ewaldir Bordim, Leopoldo Lauro Bender e Salim Zaidan, eram de espíritos otimistas, de sonhos magnânimos e arrojados.

Ao constituírem a Sociedade da Empresa Imobiliária Nova Londrina Ltda., formalizaram um Contrato o qual foi registrado no Cartório - 2º Tabelionato na cidade de Curitiba/PR, na Rua. Marechal Floriano, nº. 65, na data de 01 de agosto de 1950; A Firma foi registrada na Junta Comercial do Paraná sob nº. 19.884, em 03 de agosto de 1950. Estabeleceram na cláusula quarta, dentre outros objetivos, a formação de uma cidade, com o nome de Cidade Nova Londrina (Onde a história começou).

Os fundadores, desbravadores e visionários, não mediram esforços e bravamente enfrentaram as vicissitudes da época, e com maestria venceram todos os obstáculos para tornar aquele sonho real.

Palmira Eringe Horsths “Maria Mulata”, Chegou à Nova Londrina na companhia de Massaioshi Ota, Luiz Ota, num caminhão Ford 29 (Pé de Bode), que, enfrentando a estrada boiadeira, quase intransitável, o caminhão fundiu o motor e quebrou o câmbio. Abandonaram o carro e a pé cortaram mata à dentro... Chegaram à baixada do Rio Tigre onde tinha um acampamento de pescadores... Maria Mulata é considerada como a primeira moradora da cidade.

As primeiras casas foram erguidas a custo de muito trabalho, empenho e desejo de realização. Pioneiros vieram de todos os rincões do Brasil. Cada um trouxe consigo sonhos, entusiasmo e esperança de dias melhores. Tudo isso somou para a construção de Nova Londrina.

Com a dedicação de sua gente e de pessoas influentes na política local e regional, não tardou e Nova Londrina passou à condição de Distrito, depois foi elevada à condição de Município e finalmente a de Comarca. Conhecida regionalmente como: Nova Londrina - A Rainha do Noroeste.

Nova Londrina em 01 de agosto de 2010, completará 60 anos de História. Nasceu de um sonho construído à base de muita luta dos seus fundadores; fé de seus pioneiros; bravura de seus habitantes e a mão do Criador. Foi formada por brasileiros de costumes e culturas diferentes, e de estrangeiros que, para cá vieram com um mesmo ideal de viver em paz.

Nova Londrina hoje, tem, uma população de aproximadamente treze mil habitantes. Conta com várias Igrejas, o que demonstra a fé de sua gente, em Deus. O comércio local cresceu e atrai clientela de toda a Comarca e região. A Indústria vem expandindo seus negócios cada vez mais fortes e competitivos nos ramos de Laticínios, Fecularia e na exportação de álcool para o mundo. Tem ensino de qualidade, da Educação Infantil ao Ensino Superior - oferecendo cursos universitários através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na agricultura, na pecuária e no agronegócio a evolução tecnológica do Terceiro Milênio. Quatro agências bancárias e mais o SICREDI. Um Anfiteatro que movimenta a Cultura do Município e prepara o jovem para ser o cidadão do amanhã. O esporte que envolve atletas de todas as idades, realizando campeonatos municipais, jogos estudantis, amadores e veteranos, onde esse entretenimento tem como objetivo a interação e a amizade. Seu hospital municipal acolhe seu povo na hora da dor... Academia da Terceira Idade. A maior festa popular da Região – O CARNAVAL DE RUA. Segurança Pública Civil e Militar e um Corpo de Bombeiros. Acima de tudo, uma população hospitaleira, harmoniosa e feliz.

Da Instalação do Município à gestão atual, são Treze Legislaturas, catorze prefeitos eleitos através do voto direto... O Poder Legislativo é constituído de nove vereadores para cada mandato de quatro anos.

"Preservar a história é respeitar o nosso passado."

Prof. Osmar Fernandes

Escritor e Historiador

Prof Osmar Fernandes
Enviado por Prof Osmar Fernandes em 10/12/2009
Reeditado em 09/04/2011
Código do texto: T1969899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.