A TARANTELA


             ...sou de fases, como as fases e as faces da lua me atraem, sou lunatico, sombreado!!!

             ...sou de fases, um tempo estou na fase boa, numa boa, em outros na fase ruim!!!

              ...sou de fases eletricas mas fases inteiras e so' uma vez, uma unica vez fiquei de meia fase.

               ..fiquei olhando o teto do motel...ela nao dizia nada, quieta, deitada ao meu lado nada dizia..esperava ter levado choques, curto-circuito...tremores, mas ao inves disto nem cosquinhas...nem cocegas...nada!!!

               ...nunca mais a vi, que sera' que pensou?, que sera' que espalhou?..sera' que ficou traumatizada com homens?, espero que nao, afinal nao e' sempre que homens ficam na meia fase..acontece, mas nem sempre..voce ficaria? traumatizada?..eu ficaria!!!

               ...e a minha fase atual agora e' "" Italia""..tempos em tempos esta fase '' liga'', '' acende'', e la' vou eu de novo, saio atras de tudo que e' italiano, menos o macho latino, o que ele tem eu tenho, nao gosto de coisa repetida, entao, toma Italia na cabeca, e agora nao para, e' tarantela por todo lado..damo via!!

              Tarantela!!! de onde veio este nome? quem inventou a danca?, quem compos a musica? ,a 1a.? de que regiao da Italia..papapapa  ...papapapa...quero saber, pra que?..para saber ora esta. .. saber e' saber!!

              Diz a lenda que uma estranha doenca abatia o porto de Taranto no sudeste da Italia...esta doenca era transmitida pela picada da aranha tarantula e a unica cura era dancar loucamente e fazer os poros suarem para o veneno sair.

              Ainda bem que em Taranto existia uma danca '' selvagem'' para facilitar a cura..ja' pensou?

              Chamada de Tarantella...por aqui tira-se um L..Tarantela, ela excita a imaginacao de muitos compositores pelo seu ritmo frenetico.

              No comeco dancava-se sozinho mas depois como as vitimas da doenca nao melhoravam, passou-se a dancar aos pares..um homem uma mulher...ou mesmo mulher/mulher...homem/homem e criou-se outra lenda..da' azar dancar a tarantela sozinho...ainda bem!!

              Doutores que investigaram a doenca do tarantismo e sua curas, encontraram poucas provas de que pessoas sofriam das picadas das aranhas ou que a danca era mais um atidoto se eles dancassem.

              Eles, os doutores, chegaram 'a conclusao que tarantismo era um '' mito''.

              Historiadores acreditam agora que na era do  pre'-cristianismo , Taranto foi um centro de cultos dos ritos pagoes dos deuses Dionisio, grego, e o romano Bacus, e estes ritos sempre incluiam bebidas, festividades licenciosas e dancas freneticas.

              As igrejas de culto cristaos expressamente proibiam estas festas, de Dionisio e Bacus, mas em Taranto a danca era tao popular que a populacao deu um jeito e mantinha a danca viva, atraves de dizerem que era para fins medicinais...A Tarantela sobreviveu como folclore.  eeee''' tudo que e' bom dura...e a tarantela pelo visto e' muito boa...esta' durando ate' hoje.

         E assim, pesquisando conheci um pouco da tarantela, musica da terra de meus avos..de meus antepassados..e agora no meu pc toca um cd lindo.."" Italian Dinner Musica..Trattoria.."" Musica Italiana para jantar ..em uma Trattoria, cantina...que gostoso!!! e a musica agora e' Santa Lucia...e tem muitas outras e tem a danada da Tarantela...louca....vigorosa...rapida..girando sem parar...rodando...dancando ao som do acordeao...da sanfona italiana...batendo o pe'...rodando...levantando os pe's..levantando a mao....girando...agarrando na cintura para nao cair...passa passa passa...que saudades..que saudades..que saudades...da Italia mia...da Italia Mia..funnni funnni funni...tatatatatata ...trtrtrtrtrtrti....andiamo..va via.

           ufa!!!..ainda bem que comecou O'sole mio...mais devagar...mais calmo...o velho aqui nao consegue mais dancar tao rapido a tarantela...agora e' so' curtir..o' sole mio...ancora..torna..torna..ooooo sole miooooo..
a te tchau bella...grazias!!!!

     ****************************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 25/01/2010
Código do texto: T2049075