Florbela Espanca

Biografia: Florbela Espanca

A 8 de dezembro de 1894, nasce Florbela Espanca em Vila Viçosa.

1915: Casa com Alberto Moutinho.

1919: Entra na Faculdade de Direito, em Lisboa.

1919: Primeira obra, Livro de Mágoas.

1923: Publica o Livro de Soror Saudade.

1927: A 6 de Junho, morre Apeles, irmão da escritora, causando-lhe desgosto profundo.

1930: Em Matosinhos, Florbela põe fim à vida.

1931: Edição póstuma de Charneca em Flor, Reliquiae e Juvenilia e ainda das coletâneas de contos Dominó Negro e Máscara do Destino. Reedições dos dois primeiros livros editados. Verdadeiro começo da sua visibilidade generalizada.

Quem é Florbela?

"Mesmo antes de seu nascimento, a vida de Florbela Espanca já estava marcada pelo inesperado, pelo dramático, pelo incomum."

Uma poetiza portuguesa a frente do seu tempo, sonetos íntimos, dores descritas em cada linha, desabafos...

Escrevia com a alma...

"sonetista com laivos parnasianos esteticistas" e "uma das mais notáveis personalidades líricas".

"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"

Carla Juliana Gomes
Enviado por Carla Juliana Gomes em 25/01/2010
Reeditado em 25/01/2010
Código do texto: T2050109
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.