Rubens Portugal..In Memoriam

“”De vez em quando, penso como eu gostaria que me vissem: eu gostaria que me vissem como alguém que procura descobrir a causa da causa da causa. Assim, se alguém inventar de me dar algum presente, já sabe o que eu mais aprendo...””(Rubens Portugal)

Rubens Junqueira Portugal,mineiro e militar da terceira geração, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e criou um jornal com mesmo nome.

Decepcionado com os rumos da Revolução, deixou para trás o exército e rumou para a Palestina trabalhar na missão de construir escolas. Acabou nos Estados Unidos trabalhando no Chase e voltou ao Brasil como responsável pelos recursos humanos do mesmo banco.

Doutor em Aplicações Militares e Planejamento pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército onde foi,também,professor.Fundador do Instituto Rubens Portugal,trabalhou com formação de professores no Ceará, mas acabou no Paraná, como um dos idealizadores da Universidade do Professor de Faxinal do Céu,Centro de Capacitação de Professores.

Não.... Portugal não gostaria de me ver escrevendo assim sobre ele.... tão formal....tão sem vida.... Logo ele que nos ensinou que tudo vale a pena... se a alma não é pequena(plagiando Pessoa).... mas....

Falar de uma pessoa especial,rara é difícil... ainda mais de alguém que se intitulava “ provocador”,sua profissão como nos dizia...Provocava o aprendizado através da interação com todos que se relacionavam com ele , professores,monitores, amigos....Adepto à maiêutica socrática(momento do parto intelectal) nos levava a um brainstorm que,ao mesmo tempo nos deixava malucos, perplexos e conscientes da necessidade de aprender a apreender.

Através de textos provocativos induzia ao pensar construtivamente a fim de buscar soluções , a olhar ao lado positivo de tudo e ser capaz de encontrar energia positiva nos fatos mais desastrosos...São tantas as lições de vida que aprendemos durante o tempo de convivência que é com saudade e gratidão me vem à lembrança a sua figura....

Como em sonhos, vejo-o falando da necessidade de saber ouvir com interesse ,paciência,concentração e educação.Olhar para o outro com construtividade,encorajando-o com perguntas estimulantes e participando do aprimoramento da idéia do outro no ponto de vista do outro...

Do famoso vôo do urubu... .Da necessidade de focar, de ser objetivo e claro e sobretudo programar a ação.

Na humildade .... só pode ser educador de educadores aquele que for autenticamente humilde,Aquele que tiver coração aberto(porque não teme) e,assim, se compraz em ouvir o feed back,ou seja,ouvir o que os outros pensam de sua maneira de agir.

Fazia da ironia uma brincadeira sutil, que desarmava os incautos e donos da verdade....

Era e ainda o é nosso maior mentor....olho para o céu e o encontro entre milhões de estrelas,porém, com um brilho único,indestrutível!!!!

Uma luz que o tempo não se extingue...pois permanece em nossos corações.......