1º de Março -1923

1º de março de 1923.

Data histórica. O Brasil perdia uma ilustre figura. Morria Rui Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849 na cidade de Salvador-Bahia. A rua dos Capitães onde nasceu recebe hoje o seu nome.

Mente brilhante. Conferencista. Abolicionista. Deputado. Senador. Candidato por duas vezes a Presidencia da República.

Recebeu do Imperador o título de conselheiro, por serviços prestados ao ensino. No ano seguinte redigiu parecer e projeto de lei sobre a emancipação dos escravos (Lei dos sexagenários)

Com a proclamação da República e instalação do governo provisório foi nomeado Ministro da Fazenda e, interinamente, da Justiça. Redigiu os primeiros decretos da República. Sendo nomeado depois O primeiro Vice-Chefe do Governo Provisório.

Redigiu o texto definitivo do Projeto da Constituição da República.

Defendeu, perante o Supremo Tribunal Federal, a causa dos presos políticos.

Em consequência de suas atividades antes e durante a Revolta Armada, foi obrigado a refugiar-se na Legação do Chile. Teve início , então, o seu exílio. Do Chile para Bueno Áires, daí para Lisboa, Madri, Paris e finalmente Londres. A série de artigos, que desta cidade remeteu para o Jornal do Comércio, foi posteriormente reunida em livro, sob o título Cartas da Inglaterra.

Por decreto do Presidente Afonso Pena, em 1907, foi nomeado Embaixador Extraordinário, Ministro Plenipotenciário e Delegado do Brasill a 2ª Conferência de Paz em Haia.

Foi criado um impasse na Conferência, pela tese de Rui de que todos os Estados são iguais perante a ordem jurídica internacional. Para a sua solução foi criado um grupo, conhecido como "Os sete sábios" do qual ele fez parte.

Foi eleito Presidente da Academia Brasileira de Letras em 3 de outubro de 1908, em substituição a Machado de Assis.

Pronunciou, na Faculdade de Direito de Bueno Aires, a Conferência "Problemas de Direito Internacional", conhecida como "O dever dos neutros".

Na Faculdade de Direito de São Paulo, como paraninfo dos bacharéis fez o discurso "Oração aos Moços". talvez a sua mais bela peça oratória.

No dia 14 de março de 1921 foi eleito juiz da Corte Permanente de Justiça Internacional de Haia.

Na tarde do dia 1º de Março de 1923, Rui morreu em Petrópolis.

Neste dia Antonia Messias de Magalhães deu luz a um menino a quem o pai, Otaviano Rodrigues Martins- Comandante de destacamento, em homenagem ao ilustre Brasileiro que o Brasil perdia, deu o nome de Rui.

Um Rui que, para mim, é muito mais importante do que o extraordinário Rui Barbosa

Rui Rodrigues Martins - Meu pai que hoje completa 87 anos de vida.

A ele minhas homenagens.