DIA INTERNACIONAL DA MULHER - ORIGEM

“Segundo a versão mais difundida sobre a origem do Dia Internacional da Mulher, esta data seria uma homenagem às operárias mortas num incêndio que teria ocorrido numa fábrica têxtil de Nova York, em 1857.

Mas para pesquisadores como Vito Giannotti, Naumi Vasconcelos, Dolores Farias e Eva Blay, a "verdadeira" história do 8 de março é outra e a alegada tragédia de 1857, quando 129 operárias teriam sido queimadas vivas, não passa de uma ficção.

Em 1982, duas pesquisadoras francesas Liliane Kandel e Françoise Picq, demonstraram que a famosa greve feminina de 1857, que estaria na origem do 8 de Março, pura e simplesmente não aconteceu, não vem noticiada nem mencionada em qualquer jornal norte-americano, mas todos os anos milhares de órgãos de comunicação social contam a história como sendo verdadeira.

Em 1907 a ativista alemã Clara Zetkin encabeçou a realização do I Congresso de Mulheres Socialistas, ocorrido na Alemanha, o que impulsionou definitivamente a participação das mulheres nas questões políticas e contribuiu para as primeiras conquistas da mulher operária.

Em 08 de março de 1910, por proposição da própria Clara na II Conferência Internacional das Mulheres, realizada na Dinamarca, foi aprovada a criação do Dia Internacional da Mulher.

O dia 8 de Março só foi oficializado pela ONU como Dia Internacional em 1975.”

Coloco aqui este texto em homenagem a todas as mulheres que fiz amizade aqui no Recanto e que com certeza farei.

PARABÉNS PELO SEU DIA.

Este texto foi escrito brilhantemente por: Professor Ruzel Costa.

O Texto completo que fala sobre as conquistas, direitos e deveres da mulher e se encontra no endereço:

http://www.tudorondonia.com/ler.php?id=14814