HOJE É DIA DE... SANTO ESTEVÃO HARDING

Um santo homem a quem eu não conhecia,

Mas, de fidalgo à pobreza, já tenho simpatia.

Um exemplo de dignidade para os desafetos,

Purificando a sua alma, em métodos corretos.

Nesta vida, tudo o que é de valor nada se leva,

Purificar... É entrar na luz, saindo das trevas.

Sempre dedicado à litúrgica literatura,

Presenteou a nós, deu-nos o ensinamento,

Com obras que se firmaram no tempo,

Até hoje... Lidas, visitadas e lembradas,

Procurando em nós, a fé que ainda perdura.

Eduardo Eugênio Batista.

Quem é ele?

Santo Estêvão Harding

________________________________________

(1059 - 1134)

________________________________________

Nobre inglês nascido em Merriot, na Inglaterra, um dos fundadores dos cistercienses, seguidores da regra de humildade e votos de pobreza de S. Bento, conhecido como o terceiro santo abade de Cîteaux. Retornando de uma peregrinação a Roma, e atraído pela fama do Mosteiro de Molesmes, lá entrou e logo se tornou um dos monges mais fervorosos. Conhecido como Santo Estevão, o terceiro Abade, fez parte dos 21 dissidentes de Molesmes, comandados por São Roberto, que fundaram o mosteiro de Cistercium, o Cîteaux. Com sua aura de santidade logo ganhou a confiança dos nobres vizinhos que com suas doações, favorecendo a propriedade do mosteiro e o crescimento das vocações. Com a morte de Santo Alberico, assumiu a direção do mosteiro (1109-1133), entretanto, por precaução contra a situação que se tornara Molesmes, proibiu a visita dos doadores com suas cortes ao mosteiro. Seu grande mérito foi, portanto, ter escrito a Carta caritatis, que se tornou a constituição fundamental da Ordem de Cister: o Exordium parvum. Esta medida, embora contrastante com os costumes daquele tempo, não afastou a simpatia e o auxílio dos poderosos. Melhorou a liturgia adotando os hinos autênticos de S. Ambrósio. Pesquisou sobre os livros originais hebraicos da Bílbia e, com o auxílio de rabinos eruditos, obteve uma preciosa Biblia que foi miniaturada pelo scriptorium de Cîteaux e que chegou até nós. Organizou outros trabalhos fundamentais pra a preservação dos primeiros escritos cristãos, como a cópia, sempre ricamente miniaturada, dos Moralia in Job de São Gregório Magno, conservada até hoje.

HUMILDADE EM FACE DA MORTE

Quando já velho e cego jazia no leito de morte, Estêvão ouviu seus monges tecer-lhe elogios, dizendo que ele poderia apresentar-se sem temor na presença de Deus. Ao que o Santo, erguendo-se, os repreendeu: "Na verdade, eu vos afirmo que estou para comparecer diante de Deus, tremendo e angustiado como se nunca tivesse praticado nada de bom, porque, se houvesse algo de bom em mim e se minha pequenez tivesse produzido algum fruto, teria sido com o auxílio da graça divina; e eu receio imensamente ter feito talvez economia da graça de Deus com menos zelo e menos humildade do que deveria".

Com esses belos sentimentos entregou a alma a Deus. Seu quarto estava resplandecente de luz. Era o dia 28 de março de 1134. Foi canonizado em 1623, sendo sua festa celebrada pelos cistercienses e nas dioceses de Westminster e Plymouth no dia 28 março, enquanto nas demais, no dia 17 de abril.

Setedados
Enviado por Setedados em 28/03/2010
Reeditado em 03/02/2011
Código do texto: T2164294
Classificação de conteúdo: seguro