HOJE É DIA DE... SÃO BENJAMIM

A própria história já nos diz a grande fé

que este diácono tinha em Jesus cristo,

Operando milagres seguindo sempre a pé,

Deixou para os incrédulos o que foi visto.

De tanta insistência em viajar e pregar,

Sempre foi maltratado e perseguido.

Foi impedido e preso sem poder continuar,

Na sua jornada de um padre querido.

Lá mesmo na prisão Foi julgado,

Torturado até morrer, sendo impalado.

Naquele tempo cruel, tudo isso se passou,

Felizmente em sua glória o Papa o canonizou.

Eduardo Eugênio Batista.

Quem é ele?

Nasceu na Pérsia em 394DC. Converteu-se ao cristianismo e foi sagrado diácono. Foi preso pela sua fé, por um ano, e foi libertado com a condição de nunca mais falar sobre Cristo e que ele nunca fosse ouvido pela corte real. Benjamin tornou-se um pregador de rua proclamando a palavra de Deus por onde passava. Diz à tradição que, quando os ouvintes não acreditavam em suas palavras, ele simplesmente curava um cego, paralítico ou leproso para mostrar aos incrédulos o poder de Jesus. Com isso converteu centenas.

Pela sua obstinação em evangelizar seu povo, durante as perseguições do Rei Varanes, ele foi preso, torturado para renegar a sua fé publicamente, e como não o fizesse foi duramente martirizado. As terríveis atrocidades do Rei Varanes, são relatadas pelo historiador contemporaneo Theodoret em sua "Eclesiastical History". No seu julgamento, São Benjamim perguntou ao Rei o que ele acharia de um súdito que renunciasse a sua lealdade e da mesma forma ele não poderia renunciar a Cristo.

O rei ordenou que enfiassem farpas de bambu debaixo de suas unhas e nas partes mais sensíveis de seu corpo. Como Benjamin não cedesse o Rei mandou que enfiassem uma estaca grossa e cheia de nós, pelo seu anus atravessando seu intestino. Ele expirou em terrível agonia, em 424 DC na Pérsia.

Ele é muito venerado na Rússia e Grécia.

Sua festa é celebrada no dia 31 de março.

Setedados
Enviado por Setedados em 31/03/2010
Reeditado em 03/02/2011
Código do texto: T2169850
Classificação de conteúdo: seguro