NÉ O FOTÓGRAFO BELMONTENSE (Em homenagem ao primeiro Fotógrafo estabelecido , em São José do Belmonte/PE)

no ano de 1934, nasceu na cidade de São José do Belmonte, no estado de Pernambuco, um menino que seria mais tarde, um grande belmontense.

Filho de família nativa da região, pessoas voltadas para a agricultura.

Foi registrado com o nome de Manoel Alves dos Santos, que mais tarde, passou a ser conhecido como Né Fotógrafo, graças a sua profissão, no ramo da fotografia.

O Manoel foi crescendo, estudando e desde muito cedo, se mostrou ser um menino de pulso firme e inteligente.

Ele fazia questão de trabalhar juntamente com sua família, em prol do bem estar de todos, mesmo que ainda tão pequeno.

Gostava de estar sempre colaborando com seus pais, ainda que solicitado a parar com os afazeres.

O Manoel foi prosperando e trabalhando em favor do seu município, onde muito colaborou com vereadores e prefeitos, bem como, sempre esteve ao lado de toda a população belmontense e de toda a região.

O Manoel (Né), é um homem de coração generoso, por colaborar com sua gente em todos os aspectos, para o bom relacionamento e desenvolvimento.

E em determinada faixa etária, o Manoel voltou-se para a área comercial, tendo inclusive atuado, no ramo de calçados.

Depois, fascinado pelo assunto fotográfico, voltou-se para o ofício, que aprendeu e passou a tirar fotografias em caráter ambulante, com as antigas máquinas fotográficas de energia solar - fotografias instantâneas.

Agora já conhecido em toda a região como Né Fotógrafo, atuou na área, dos anos de 1960 até 1992, tendo parado com as atividades por ordem médica, medidas que muito o desagradou, mas que faria bem à sua própria saúde.

Portanto, o Manoel foi o primeiro fotógrafo estabelecido, no município de São José do Belmonte, em Pernambuco.

Ele equipou seu estúdio fotográfico, onde hoje, está localizada a Praça sá Moraes, no centro da cidade.

O Né, é um homem desbravador dos bons costumes e ama a verdadeira justiça e sempre está em favor dos fracos e oprimidos...

(Antonio Cícero da Silva)

São José do Belmonte, 04 de abril de 2010.