Homenagem ao Cinqüentenário do filme "Helena de Tróia" (1956)

com som em
http://www.moacirindio.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=230488


HELENA DE TRÓIA E HOMERO


"A Helena da História, se jamais houve uma, viveu cerca de 1200 AC. De acordo com a lenda, ela descendia de Leda e Zeus. Era tão linda, mesmo quando criança, que Teseu a raptou. Ela foi resgatada pelos seus irmãos, Castor e Pólux, e mais tarde casou-se com Menelau. Páris pediu a mulher mais linda como recompensa de Afrodite, por ter dado a esta a Maçã da Discórdia, em detrimento de Atena. Afrodite ajudou Páris a roubar Helena e carregá-la para Tróia. Os chefes gregos se determinaram a impôr sítio a Tróia para devolver Helena a Menelau.

O sítio de Tróia, que forma a maior parte de "Helena de Tróia" da Warner (1956) é o objeto da "Ilíada" de Homero, uma das duas grandes obras, escritas em grego jônico, que o poeta legou ao mundo. As origens de Homero são tão nebulosas quanto as de Helena, com sete cidades reclamando serem seu lugar de nascimento. Não há mais dúvida hoje que ele realmente viveu - antes de 700 AC ou cerca de quinhentos anos depois de Helena. Alguns acreditam que ele fosse cego, mas ninguém discute seu grande talento. Matthew Arnold caracterizou o estilo homérico como ligeiro, cheio na ação e no pensamento, e nobre na projeção e no sentimento. A "Ilíada" e a "Odisséia" de Homero são duas das mais antigas peças literárias lidas pelo homem moderno."

('Helen of Troy and Homer': anexo à apresentação dos personagens do filme de Robert Wise 'Helen of Troy' de (1956). - trad. M.I. da Costa Jr.)

***** nota *****

saiba mais sobre Helena de Tróia e Páris em

http://www.lunaeamigos.com.br/mitologia/cap16.htm