HOMENAGEM SERGIO MARTINS PANDOLFO -

Será pouco, será quase nada, o que conseguirei expor do grande médico, escritor e ser humano que é SÉRGIO MARTINS PANDOLFO!

Apresentar uma biografia de Sérgio Martins Pandolfo parece, no primeiro momento, tarefa difícil; entretanto para aqueles que tiveram ou têm a oportunidade de conhecer e acompanhar pelo menos parte de seu percurso profissional, logo nos chega à mente a riqueza e a glória de sua notável carreira.

Paraense de Belém, terra que aprendi a amar e valorizar devido ao seu grande conhecimento, de suas estórias e histórias, por tudo que adquiri e aprendi com este tão nobre homem, que nasceu a 09 de agosto de 1939, no Hospital da Misericórdia. Médico, professor e escritor. Desde muito cedo colabora em suplementos literários, publicações similares nacionais e internacionais. Possui mais de três dezenas de trabalhos científicos publicados em revistas e periódicos nacionais e estrangeiros, dentro de suas áreas de especialização e inúmeros artigos impressos em órgãos oficiais de entidades associativas (jornais, folhetos, informativos, boletins, etc.), bem como nos principais veículos de comunicação da grande imprensa paraense (Os extintos jornais: A Folha do Norte e A Província do Pará e os atuaisl Jornaisl O Liberal e Diário do Pará).

Único filho homem de Rocco Rafael Pandolfo, odontólogo e agrônomo (Porto Alegre, 1902- Belém-1987) e de Clara Martins Pandolfo, química industrial, Professora titular aposentada da UFPA, (Belém, 1912 -2009).

Nasceu na rua Joaquim Távora, bairro da Cidade Velha. Aos três anos mudou-se para Travessa Boaventura da Silva, entre Rua 14 de março e Avenida Alcindo Cacela, localizada no saudoso e boêmio bairro do Umarizal, onde teve uma infância e juventude feliz e de muitas peraltices apesar de ter tido paralisia infantil no início de sua infância. Sua casa possuía um grande quintal, onde nos finais de tarde reunia-se com seus colegas para jogar futebol, tomar banho de chuva e tudo isso aliado aos medimentos e receitas que sua mãe lhe ministrava foi um menino peralta e sadio.

Dividiu seus primeiros estudos entre os seguintes colégios : Instituto Santa Maria de Belém (onde cursou o primário), Colégio Moderno e Colégio Marista Nazaré .

No excepcional governo, do mais democrático, realizador e transformador Governo, do Sr. Juscelino Kubistchek, realizou seu primeiro e único vestibular (1958), onde 52 jovens conseguiram adentrar no Curso de Medicina e esta foi uma das turmas mais numerosas de calouros na época.

Entrou para a faculdade com a predeterminação de ser cirurgião e no longo do curso alicerçou a sadia e legítima amizade com alguns colegas que mais tarde tornaram-se também, na área médica, nomes ilustres em nossa sociedade paraense tais como: Dr. Hélio Titan, Emiliano Neto (falecido), Manoel Fernandes (falecido), Rinaldo Carneiro, Heitor Dourado e outros mais.

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Pará – UFPA, em 1963, sendo suas áreas de especialização a Cirurgia e a Tocoginecologia. Possui título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO N°. 209/69), concedido pela FEBRASGO /AMB E APERFEIÇOAMENTO em Organização e Administração Hospitalar pela ex-Escola Nacional de Saúde Pública, do Ministério da Saúde.

Objetivando vôos de maior altitude deslocou-se para a cidade do Rio de Janeiro onde permaneceu por um ano para fazer seu curso de pós-graduação, findo o qual voltou para Belém, apesar dos inúmeros convites para clinicar naquela cidade.

Concluída sua especialização com grande brilhantismo, não aceitando convites para ficar no Rio de Janeiro voltou para Belém , sua querida cidade, a fim de dar continuidade à sua carreira nesta cidade tão por ele querida, capital de sua sempre lembrada Parauaralândia (como ele quase sempre se refere ao Estado do Pará).

Em 1966, casou-se com Maria José Canthé Pandolfo, médica anestesiologista, onde da união tem 03 filhos: Maria Clara, médica anestesiologista; Rafael, formado em Educação Física e Nicolau, advogado.

Suas atividades magisteriais, iniciou-as na Escola de Enfermagem “Magalhães Barata”, como professor contratado, passando, depois, mediante concurso público, para a UFPA, onde chegou, sempre através de processo seletivo a Professor Adjunto IV e Livre Docente de Cirurgia, que manteve durante 30 anos.

Possui diversas experiências administrativas, destacando-se entre elas as seguintes: Diretor Superintendente do Hospital São Marcos (Sócio Fundador) por mais de 03 lustros). Presidente da Associação dos Hospitais e Casas de Saúde do estado do Pará, do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Pará, bem como da Sociedade Paraense de Ginecologia e Obstetrícia (SOPAGO) por dois períodos

Membro efetivo de diversas sociedades especializadas, valendo destacar: a Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, a Associação Médica Brasileira (AMB); a Sociedade Paraense de Ginecologia e Obstetrícia; a Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Pará, do qual é Membro Titular fundador, tendo ocupado a Vice-Presidência na primeira Diretoria..

Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), concedido pela FEBRASGO/AMB e Especialização em Organização e Administração Hospitalar pela ex-Escola Nacional de Saúde Pública, do Ministério da Saúde.

Pertence à Academia de Medicina do Pará, da qual é Membro Titular e à Academia Brasileira de Medicina Militar, de que é Sócio Honorário.

È e será sempre um grande médico e cirurgião além do brilhante escritor, exerce há quase 50 anos esta belíssima profissão, onde suas mãos salvam muitas vidas. Mas é na escrita que se distrai, brilhante escritor e amante de prosas e poesias, escreve com estilo próprio e com seus artigos e livros muito aprendemos de nossa Língua Portuguesa.

Possui 05 livros editados (Algumas Palavras, Metamorformas, Português em Números, O translado da Corte Portuguesa para o Brasil -Reflexos lá e cá, Estudo Crítico de uma Técnica Neo-Laparotômica de Acesso à Cavidade Pélvica, assim como livros técnicos editados sozinhos ou participando de algumas coleções da Ciência da Medicina que muito ajuda e ajudará aos novos médicos.

Resumindo posso dizer “Que Deus abençõe sempre suas mãos, pois são mãos que sabem operar e escrever” como ilustra uma poetisa " em versos, homenageando este grande homem que é o DR.SÉRGIO MARTINS PANDOLFO.

Caboclanenen
Enviado por Caboclanenen em 22/06/2010
Reeditado em 18/05/2013
Código do texto: T2335615
Classificação de conteúdo: seguro