AGRADECIMENTOS ÀS MENINAS DO BVIW

1.NASCE UMA ESCRITORA = 28 DE JULHO = 2010

MAITH

- É uma menina!

Papai e Mamãe estão radiantes!

- Que nome lhe daremos?

- Helena? Paulina? TÂNIA!

- Que será que a vida reserva para ela?

Um Anjo que andava por ali sorriu e disse:

- Ela será uma grande escritora!

Ninguém ouviu, pois a voz dos Anjos não é audível para os humanos, DEUS, porém, ouviu e disse:

-Amém!

***

2. TÂNIA MENESES, PARABÉNS! – BVIW

NORMA SUELY FACCHINETTI

(Homenagem de aniversário)

Nasceu mulher e trouxe o dom da escrita, caminho que seguiu e a levou ao seu destino: as letras. Neste percurso revelou-se artesã. Artesã das palavras. Palavras nascidas no seu coração, arranjadas com conhecimento e competência, costuradas com a sensibilidade e delicadeza da sua alma feminina. As letras se renovam, ganham vida nova com o seu sopro de vida e de talento. Nasceu escritora e deixou-se guiar pelo seu daimon; pelo seu chamado foi abençoada, pelo modo como o seguiu o abençoou e ele se tornou sua fonte de ética e inspiração.

Afetos, sentimentos, emoções, paixões, contradições, dúvidas... transbordam dos seus escritos. Da sua humanidade plenamente exercida emerge a singularidade do ser plural que ela é: mulher, mãe, avó, mestra, professora, amiga, poeta... escritora. Põe-se inteira no que vive e no que escreve. Tece com as letras a sua biografia; a de alguém que escutou o chamado, seguiu a vocação do seu coração e se tornou quem é com distinção.

Neste vinte e oito de julho, em lugar do disco de vinil tocando “parabéns” na vitrola, há um coro de anjos e amigos entoando um mantra: Seja muito feliz, Tânia! Seja muito feliz, Tânia! Seja muito feliz, Tânia!

***

3.PRA MIM ELA É ASSIM... (BVIW)

Se fosse dizer uma rima para o nome dela seria criatividade. Já viu alguém criar assim tão depressa? Sem nenhum enrosco, ela foi criando esta amizade e se amo todas as minhas, também me dedico a essa.

Se fosse dizer uma palavra que a caracteriza seria dedicação. Conhece alguém tão disposta a assumir o compromisso? Mesmo na véspera, ela não nos disse não, e se era preciso ser bom, não via problema nisso. Rs.

Se fosse dizer uma coisa que ela merece diria “taça ouro”. Como alguém pode ter mãos que nos dão tanto assim? Mãos que nos dará muitas letras em dias vindouros. Quando crescer, também quero escrever assim.

Se pudesse pedir uma coisa pra ela seria um sorriso. Ou será que o abraço seria melhor? Se tratando dela é fácil ficar indeciso. Melhor mesmo seriam os dois. Rs. Aí não me arrependo depois.

Aracaju, Sergipe. 28 de Julho de 1940 e alguma coisa ...rsrs... NASCE UMA ESCRITORA. E nesse momento, se eu pudesse dizer alguma coisa que rima com ela seria: Talento!

Texto Dedicado à escritora Tânia Meneses pelo seu aniversário. Parabéns e felicidades!!

Marília de Dirceu

***

4.EU OFEREÇO O BOLO – BVIW

Deyse Felix Camargo

Selecionei os melhores ingredientes para preparar este bolo especial. Com muito carinho juntei gemas, manteiga, açúcar, leite, batendo tudo muito bem e por último a farinha peneirada com o fermento e as claras em neve. Untei uma forma retangular com pouca manteiga e polvilhei farinha de trigo. Derramei a massa por toda a forma e levei ao forno para assar. Quando ficou pronto, seu perfume se espalhou pela casa. Esperei esfriar, cortei ao meio para recheá-lo com doce de abacaxi que já havia preparado. Bati as claras até ficarem no ponto de neve, acrescentei um pouco de creme de leite e adicionei somente uma colher de açúcar. Com mãos de fada cobri o bolo todo com este creme. Ralei pedaços de coco e polvilhei sobre ele. Para completar, coloquei uma velinha dourada no lado esquerdo do bolo.

Neste momento, com afeto eu ofereço este bolo para você, Tânia, poder comemorar seu dia de aniversário junto com seus queridos amigos. Parabéns a você!

***

5.O VATICINIO _ Conceição Gomes

Quando a menina nasceu, Deus disse solene e amorosamente: nasce uma escritora. A recém nascida abriu os olhos, postou as mãos e respondeu ao Senhor: obrigada, meu Deus pelo talento que me dás, farei tudo para desenvolvê-lo com toda a dignidade. Os pais, abismados com o que estavam vendo e ouvindo, curvaram os joelhos e prometeram: faremos o que for possível para que o destino de nossa filha se cumpra. No devido tempo, deram asas à filha, para que ela voasse ao infinito e mágico mundo da literatura. E a menina cresceu, tornando-se pródiga em desvendar a alma humana, nos seus mais profundos e abissais sentimentos, fazendo disso a matéria prima para os seus escritos. Não esqueceu que também era depositária fiel de seus próprios sentimentos e vez por outra, também exorcizava seus medos, suas angustias, suas fantasias e seus projetos, trazendo para o bico da pena, a sua natureza poética. Pois hoje, Deus novamente veio até a mulher feita e disse-lhe amigavelmente: cumpristes o vaticínio, mas ainda tens uma longa estrada para percorrer, não estás liberada, porque te tornastes responsável pelos que, com tua prosa e teu verso, conquistastes. E como o mais bondoso dos pais, concluiu: parabéns Tânia Meneses, segue em frente, teus milhares de leitores exigem que te faças presente na vida deles, sempre!

***

6.COM QUANTAS CANETAS SE FAZ UMA ESCRITORA?– BVIW

Com quantas canetas se faz uma escritora? Não sei. Só sei que para falar das poesias de Tânia Meneses, deveria comprar um tapete vermelho e entender no salão antes de prosear sobre seus poemas inteiros.

Esse eu fizesse de conta que somos amigas de infância? Poder dizer que eu tive o prazer de ler suas primeiras letras. Fazer de conta também que tecíamos poesias num mesmo caderno só para eu não invejar-lhe as linhas.

Neste nosso caderno estaria escrito: Tânia o que você transformou em poesia hoje? Ela, muito dona de si, responderia: Uns poucos fios de cabelos enquanto me penteava. E você?! Escreveu alguma coisa?!

- Eu?! Nada. Rasguei uma alface que virou folha de rosa, mas ninguém notou.

- Marília. - Sim.

- Certas linhas conseguem ser notáveis mesmo quando não utilizamos a caneta. – Tânia... Se me emprestar a sua, prometo tentar não fazer feio enquanto você penteia os cabelos. Happy Birthday e milhões de beijos.

Marília L. Paixão

28/07/2010

***

7.PÁGINAS QUE ENCANTAM (BVIW)

Curiosa fico a imaginar como nasce uma escritora, se ela nasceu num lindo dia de sol, ou em uma madrugada chuvosa...Certamente com o talento da escrita a brilhar em seu coração. Se, seus pais pensaram ao vê-la qual seria seu destino, será que sonharam que sua bela menina tornar-se-ia uma grande escritora?

Tânia Meneses nasceu em Aracaju. Por intermédio de seus textos maravilhosos, suas palavras encantam, nos fazem viajar por um mundo especial e mágico onde simples “penas” ganham vida, voam com a força de sua imaginação e transformam-se em poesia...

Em suas mãos, uma “folha amassada”, inspira um texto intenso, surpreendente que emociona escrito com alma sugerindo muitas reflexões...

A artista das palavras também descreve com estilo, cenas detalhadas, de um grande amor, ou uma paixão com um final trágico. Possibilita-nos a acompanhar cada atitude das personagens, e sentir suas emoções!

Admiro também, sua sensibilidade ao escrever sobre a natureza, entre suas muitas poesias gostei da beleza e suavidade presentes no texto ”Uma gota D’ água azulada.”

Tânia, parabéns pelo seu aniversário! Que continue por muitos anos a nos encantar com suas palavras...

Abraços,

Vanice Ferreira

28/07/2010

***

Dia 28 de julho comemoramos aniversário em meio a tanto carinho e manifestação de alegria de nossos amigos e colegas de publicação literária neste site, o Recanto das Letras. Essas provas de afeto ainda continuam. Hoje reapareceu Neuminha com um poema valioso em inspiração e arte. Muitas saudades de você, professora e jornalista Neuminha!

Jamais pensamos algo assim acontecer. Ouvimos e lemos tantas matérias sobre a navegação na Internet, principalmente quanto a acontecimentos tristes e até crimes.

Não acreditamos em qualquer coisa sem a devida comprovação. Provavelmente muita razão tem a Justiça ao dizer que todos são inocentes até que haja prova em contrário.

Aqui apresentamos a prova de que nem tudo o que se diz sobre a Internet é verdade. Esta página, os comentários em nossa Escrivaninha e em tantas outras, os diversos poemas que foram publicados em nossa homenagem e mais as crônicas do BVIW (Becoming Very Important Writers), grupo de escritoras liderado por Marília Paixão, são depoimentos de amor e companheirismo, de respeito ao semelhante e de interesse pelas letras.

Marília convocou as companheiras de literatura, e bem escondidinhas, nos surpreenderam a ponto de nem entendermos o que se passava. Encontramos até amigas e ex-alunas que foram apresentar suas mensagens nas páginas de comentários de Norma Suely Facchinetti, pois o nosso espaço para o público se encontrava fechado.

Tentamos de todas as formas agradecer à gentileza do grupo, mas temos certeza de que jamais o conseguiremos na altura que essas moças merecem. Ainda mais que aceitam a nossa participação de forma esporádica, pois desenvolvemos tantas atividades por aqui e nos preocupa não corresponder ao valor e ao carinho em nós depositados pelas nobres colegas.

Publicamos nesta página as crônicas com as quais as escritoras do BVIW nos prestigiaram e emocionaram e emocionarão pelo tempo de vida que nos resta. Esperamos em Deus ainda viver muitos anos e ter saúde para acompanhá-las em vitalidade e inteligência.

Abraço apertado, beijo aniversariante para cada uma de vocês.

Agradecemos com a mesma alegria a todos os que vieram a esta Escrivaninha e em outras também marcaram presença comentando e apoiando as homenagens. A nossa gratidão também para os que não fazem parte do grupo BVIW, mas que também elaboraram poemas em nossa homenagem.

Com todo o meu afeto,