O estranho com nome: Clinton

Com a devida licença (não solicitada mas que agora tenho certeza, concedida) do Mestre Bernard Gontier, tenho a pretensão de cometer algumas linhas a respeito desse outro Mestre.

Dia desses, ganhei do Renato uma caixa com 3 DVDs : Per un pugno di dollari (Por um punhado de dólares)/  Per qualche dollari in piu (Por alguns dólares a mais)/  Il buono, il brutto, il cativo (Tres homens em conflito), dirigidos por Sergio Leone lá pelos idos de 64 até 66. Nossa mãe, já faz tanto tempo assim ?
 
Época dos "western spaghetti" em que diretores Italianos reproduziam o velho Oeste Americano nas regiões mais áridas da Espanha...

Da mesma fase é "O dolar furado" que fez tanto ou mais sucesso que "O bom, o mau e o feio" este um dos títulos mais criativos da história do cinema mas que por aqui ganhou outro nome. Quem foi salvo pela moeda furada foi o Montgomery Wood, também conhecido como Giuliano Gema. O dolar milagrosamente salvou-lhe a vida mas não a carreira...

O estranho esse que acaba de completar 80 anos, muito mais talentoso e versátil, atuou em outra meia centena de filmes. Não ficou para sempre com o cigarro no canto esquerdo da boca e nem sacando a arma um milésimo de segundo antes. Ele incluiu na sua carteira de trabalho o título Diretor e mais do que justificou a inclusão. Participou dirigindo e atuando de filmes excelentes (concordas, Mestre?) : Os Imperdoáveis, Menina de Ouro, As Pontes de Madisson, Gran Torino, Cartas de Iwo Jima e outros.

Mas o meu preferido é "Bird" em que não se vê a  sua figura marcante, mas que, como ele, é ao mesmo tempo rude e sensível. O personagem é o saxofonista Charlie Parker, o próprio "bird", cuja decadência como ser humano foi inversamente proporcional à evolução como músico e que Forrest Whitaker soube incorporar com perfeição graças, acredito,  à influência do Mestre.

Mr. Eastwood é daqueles artistas que não podem morrer  cedo e não vão...
Rosso
Enviado por Rosso em 06/09/2010
Reeditado em 10/08/2011
Código do texto: T2482617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.