AMIGOS VIRTUAIS

Resolvi compartilhar um pouquinho da minha experiência “virtual” depois de ler a celebração da Denise Severgini em um ano de amizade virtual. Que vocês possam se encontrar além do virtual e ter a alegria maior de olhar uma nos olhos da outra e brilhar ainda mais a áurea da verdade que deve ser sempre a tônica de todo relacionamento.

********************************************

Já há tempos tornou-se comum fazermos amigos virtuais. Muitos são mantidos e enchem nosso coração e nossa vida com o suprimento que só mesmo amigos podem nos oferecer. Fazem de nós pessoas mais sensíveis, amorosas, felizes.

Dizem que “a internet aceita tudo” então, ao mesmo tempo em que os amigos virtuais são tudo de bom, temos, sim, o risco de ser nada mais que uma fantasia existente por trás daquela pessoa que se apresentou em nosso monitor...

Fiz então um levantamento, segundo minha experiência pessoal, da probabilidade de amigos virtuais não serem lá tão amigos assim. Partindo do princípio de que amigos são verdadeiros uns com os outros, e de fato abrem-se com o coração e a mente de forma sincera e transparente, passei a listar meus amigos virtuais.

Contei aqueles com os quais mantenho contato constante, aos quais exponho partes íntimas e problemas, vitórias e superação, brincadeiras e brigas... Eles sabem onde moro e eu sei onde eles moram, deles sei nome, profissão, características familiares... Encheram minhas mãos e perfizeram o exato total de dez pessoas (não entraram na lista os contatos esporádicos).

Destes, quatro já conheci pessoalmente. Dentre eles, um não era verdade. Apenas virtual. Ao ser conhecido, mostrou-se uma fantasia completa! Por aí, posso afirmar que minha experiência com amigos virtuais me concedeu 25% de insucesso. Por outro lado, 75% são pura alegria e celebração de laços cada vez mais fortes e bonitos.

Aproveito e exponho minha gratidão à minha amiga do Sul, que em noite chuvosa de terça-feira, depois de um dia de muito trabalho dela, recebeu-me com tanto carinho em sua casa, de portas abertas e coração transbordante de hospitalidade e sensibilidade; ao poeta que tem muito mais cores na alma do que seus olhos poderiam imaginar, e que sempre me fará sorrir pelo passeio tão gostoso numa tarde cinza de São Paulo; e meu “gringo” do coração que sempre me dá grandes alegrias quando visita esse nosso país tão grande e farto... Sempre bem-vindos em minha casa e em minha vida!

Dos demais que ainda não tive o privilégio de me encontrar pessoalmente, faço planos para que em muito breve quatro deles entrem pra lista dos que de virtuais passaram a ser reais – e estou certa de que não vou encontrar alguma surpresa indesejada! Já tenho alguns telefones, eles já sabem que estou a caminho e até planos já estão feitos!

Faltam-me então três. Estes, também sem muita demora, espero o privilégio de conhecer. Um no Nordeste provavelmente será o que precisarei esperar um pouco mais; outro na Cidade Maravilhosa é bem provável de nos encontrar quando o show começar, pois lá estarei pra apreciar. E abraçar a amiga.

Contando com a experiência e a coerência já manifestada por cada um, dos dez, apenas um é fantasia e não passa das meras palavras ao vento... Desacreditado por completo aqui.

E assim, sorrindo embora ainda um pouco ressabiada afirmo que vale a pena o risco de 10% de decepção para que se tenha 90% de amizades lindas e enriquecedoras, que a cada dia que passa me provam que ainda há muita gente boa nesse mundo virtual.

Aos amigos, de todas as datas e formas, como disse Vinícius: resisto à morte de meus amores mas morrerei se perder vocês.