AOS PROFESSORES

CURRICULUM VITAE

Sou professora

Minha profissão de fé

Sou professora porque tive ótimos professores, porque a escola foi o lugar de encantamento de minha infância, onde descobri os livros, o mundo, o relacionamento com as pessoas. Consegui aprender com os colegas que não gostavam de mim e que caçoavam e também consegui aprender com os que me queriam bem e me defendiam.

Sou professora porque acredito que faço diferença quando estimulo uma criança a pensar sobre suas atitudes.

Sou professora porque estudei para isso. Fiz minha opção. Procurei atualizar-me em diversas abordagens educacionais porque acredito na inteireza do ser humano. O engenheiro não é só Matemática, assim como o médico não é só Biologia, como o psicólogo não é só Psicologia... Eu não sou só Pedagogia.

Sou professora porque prefiro enxergar as pessoas como seres capazes de mudar e de escolher. E, nas minhas escolhas, preferi ser professora.

Sou professora porque acredito que uma escola tem o mesmo valor de um templo. É um lugar sagrado de saberes que são transmitidos com esforço, dedicação e respeito.

Sou professora porque considero que errar faz parte da construção da aprendizagem do ser no mundo.

Sou professora porque quero um país, um mundo e uma humanidade melhores e sinto-me responsável porque tive boas pessoas que me orientaram: meus pais e meus professores.

Pessoas que não tinham todo o estudo e aparato tecnológico que disponho para exercer minha atividade, mas que na singeleza de seus corações incutiram em mim a ideologia e construíram minha auto-estima e caráter.

Sou professora porque lido com a frustração e preciso praticar a resiliência.

Sou professora porque sou persistente, teimosa, aventureira nas áreas do conhecer.

Sou professora porque gosto de desbravar o mundo nas suas mais diversas manifestações.

Sou professora porque gosto de estudar, de pensar.

Sou professora porque gosto das pessoas.

Sou professora porque acredito no potencial humano.

Sou professora porque quero ser lembrada com carinho por meus alunos, mesmo que em muitos momentos seja brava.

Sou professora porque sei que é uma profissão digna e que merece respeito, apesar de não ser reconhecida como tal. Mas como sou professora, vou achar um jeito de mudar essa situação porque acredito no valor dessa classe.

Desse modo, coloco-me à disposição da escola que desejar ter alguém como eu: professora.

Regina Roppa Evilasio

Contato: reginaroppa@bol.com.br

Guaratinguetá SP