DIA DO PROFESSOR

Tem frase que é balela. Palavras comuns que viraram moda e só. Agora quando dizem que a profissão professor é a mais importante, não tem como contestar. É a única profissão que tem que saber tudo. Tem que ter resposta pra tudo. Ser médico, engenheiro e advogado, ainda são as funções mais valorizadas em nosso país, mas é o professor que tem que saber tudo.

Quando um professor de educação básica por exemplo é surpreendido por alguma pergunta e diz que não sabe, a resposta é: “Nossa, professor que não sabe?” E não é qualquer perguntinha não. Saberes complexos sobre a física, a antropologia, as mitocôndrias, nomes de todos os reis do Egito, antes e depois de Cristo. Como pode né? Isso chega ao extremo.

Capaz de perguntarem quantos espirros o papa deu no primeiro ano de vida e o professor ter que saber. Mas tudo tem o outro lado... Se o professor estuda bastante (e tem que estudar mesmo), ele consegue conversar sobre qualquer coisa. E pode até não dominar o assunto, mas a mente aberta, resultado da humildade e da busca pelo conhecimento, são fatores que permitem dialogar sobre qualquer questão.

(Isso não tem nada a ver com os sofistas que se utilizam da oratória pra enganar)

Se escolheu ser professor tem que entender de muita coisa sim: de política, de economia, de filosofia, de letras, de artes, de tudo quando há e possa vir a ser. Porque educar envolve tudo isso e muito mais... Impressionante como é complexo. Professor que se isenta da discussão política, por exemplo, comete um erro enorme.

Muitas decisões sobre salários e valorização docente são definidas no âmbito da política, geralmente por pessoas que nunca entraram em sala de aula pra ensinar. Até falam que educação é tudo, mas no fino da bossa, na hora da decisão, no momento das coisas mudarem de fato, muitas vezes não engrenam.

Já que escolheram um dia para o professor aproveito a oportunidade de escrever sobre essa profissão maravilhosa. IMPORTANTÍSSIMA! Por isso merece valorização e respeito. Isso passa pelo processo de formação. Enquanto o médico tem que estudar por quase uma década para clinicar, o professor está ganhando diploma com dois anos de curso e ainda à distância. ABSURDO!!! Pois não está lidando com vidas também?

São pontos a pensar.

Um abraço a todos meus amigos professores.

Com carinho

Bell Rodrigues

Isabel Cristina Rodrigues
Enviado por Isabel Cristina Rodrigues em 15/10/2010
Reeditado em 15/10/2010
Código do texto: T2558078