Poesia em concreto - Oscar Niemeyer

Eu vejo poesia ao ver o resultado de um conjunto de idéias, de combinações, feita pelo meu homenageado.

Oscar Niemeyer, o faz, ele consegue, de fato.

Suas curvas e inspiração vêm das nuvens, do céu e da beleza natural de nossa cidade.

Uma Perfeição agradável à vista, e que cativa o espírito

Ao passar o que vislumbro tem a duração de uma nota musical.

Por seu talento e reputação, essa homenagem. Homem que aprecio desde a infância. Tendo um pai comunista, o que na época me assustava. Hoje me engrandece a alma. Assim este um dos maiores e ativista em idéias, me seduz.

...Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, o olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral. Oscar

A vida é um sopro...

...estar senhor de alguma coisa...

Instantaneamente seu caso foi uma longa e duradoura brisa.

Esvaiu-se, dissipou-se no ar, perfume em seu caminhar e sem ter jamais como extinguir-se.

Ao Brilhar refletiu as curvas de sua cidade em suas obras.

Apagar-se?

Jamais.

Formas sinuosas em seus prédios. Os projetos de Niemeyer são de traços mínimos.

Beleza, simplicidade, caridade e seus bem-quereres o consagraram. E até quem sabe o fizeram chegar até aqui.

Coração puro e preocupação permanente com o outro ao lado e o discurso humanitário.

Sim eu acredito o Senhor de superioridade incontestável, o Ser supremo, afagou seus cabelos antes de encarnar neste mundo. Onde muitos, com muito menos talento, hoje estariam milionários extorquindo fábulas do Governo, inclusive.

"Parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio."

Niemeyer completará amanhã 15/12 103 anos... Perfeitamente lúcido, ativo e encantador

.Será por isso?

"Tranqüilo com a vida" é o nome do samba que compôs com um enfermeiro e um músico. Esta deve ser a deixa, o grande razão ou será um milagre?

Milagres acontecem todos os dias e neste caso a cada dia durante 103 anos...

Ele segue fumando, bebendo um bom vinho e fazendo planos para o futuro...

Apesar de convicção ao mencionar “A VIDA UM SOPRO”, pra ele de certo foi mais, muito mais que um sopro e sim o Ar atmosférico que se desloca, indispensável, rarefeito, que sopra nosso rosto com a sua grandeza imperceptível aos olhos, mas que toca nossa pele como num ato de amor.

È como Tanger, fazer soar; saber tirar harmonias de um instrumento ou repicar sinos... Com nossas mãos.

Ou o simples balançar de um mensageiro do vento, no alto tocado por Deus. Com seu sopro.

Seria este o sopro que é a sua vida?

Deus do céu, terra e mar, ele de fato o abençoou.

Niemeyer sempre preferiu passar seu aniversário incógnito, este ano aceitou o convite para assistir a uma festa em Niterói, Cidade onde se situa o mais bonito de seus feitos pra mim.

O último projeto foi à composição de um samba, cuja versão digital será lançada na quarta-feira no site de uma gravadora e na qual fez parceria com o enfermeiro Caio Almeida e com o músico Edu Krieger.

Apesar das diversas obras espalhadas pelo mundo, desapegado ao dinheiro e pródigo não acumulou fortuna. , Doou diversos projetos.

A VOZ DA SABEDORIA

• Há o pessimismo que bate quando estou sozinho e penso no mundo. Mas se é para ir a uma festa em que há mulheres bonitas, o pessimismo desaparece. A vida está correndo. Tenho momentos de tristeza, de prazer, de saudade... Faz parte

• Meu avô, que foi ministro do Supremo Tribunal, morreu sem um tostão. Inclusive a casa em que a gente morava estava hipotecada. Sempre tive a idéia de que o dinheiro não vale nada. Achei bonito ele morrer assim. Já disse que teria vergonha de ser um homem rico. Considero o dinheiro uma coisa sórdida.

• Nunca me calei. Nunca escondi minha posição de comunista. Os mais compreensíveis que me convocam como arquiteto sabem da minha posição ideológica. Pensam que sou um equivocado e eu penso a mesma coisa deles. Não permito que ideologia nenhuma interfira em minhas amizades.

• Não leio nada do que escrevem sobre mim, embora existam 30 ou 40 livros. Prefiro ler um livro de Georges Simenon

• O homem tem de ser modesto; tem de olhar para o céu.

• Pergunta de Geneton Moraes Neto: Aos 100 anos de idade, como é que Oscar Niemeyer definiria a vida, em uma só palavra? Resposta de Oscar Niemeyer: Solidariedade.

• Quando olho para trás vejo que não fiz concessões e que segui o bom caminho. Isso é que dá uma certa tranqüilidade.

• Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.

• Se eu fosse jovem, em vez de fazer Arquitetura, gostaria de estar na rua protestando contra este mundo de merda em que vivemos. Mas, se isso não é possível, limito-me a reclamar o mundo mais justo que desejamos, com os homens iguais, de mãos dadas, vivendo dignamente esta vida curta e sem perspectivas que o destino lhes impõe.

• Ser comunista, hoje, é ser um indivíduo simples, justo e solidário. O mundo que está aí me preocupa. Quando as torres gêmeas desabaram em Nova York, no 11 de setembro, eu tomava café em um bar do Rio. Vendo as imagens na TV, pensei em como somos pequenos no Universo. O homem precisa tomar consciência disso e parar de produzir injustiça.

• Sou pessimista. Não como Schopenhauer. Eu me identifico com a linha do Nietzsche, do Sartre. A vida não tem perspectiva. O importante é a gente estar dentro da realidade, saber que tudo é um minuto e não vale à pena estar brigando. Sempre digo que todos têm um lado bom. Isso ajuda a viver. A minha preocupação é ajudar as pessoas, ser útil, reconhecer que a vida é um espaço curto e que estamos no mesmo barco. .

• Trabalhei muito, fiz meu trabalho na prancheta, como um homem comum.

• Como o tempo tenta nos enfraquecer...

• Eu diria que sou um ser humano como outro qualquer, que vim. Deixo a minha pequena história que vai desaparecer como todas as outras.

(OSCAR NIEMEYER)

Não meu nobre Senhor...

Neste ponto houve um grande equívoco de sua parte.

Sua obra será esquecida daqui a 1000 anos por todos ,tão pouco todos os seus ditos de protesto que te fazem um homem mais admirável.

Sua obra é magnífica e bela aos meus olhos.

Seus pesares em pensamentos, quase uma oração de protesto.

Eis um Senhor que fala o que pensa e agi desta forma.

Eu olho as nuvens e contemplo um Deus que é capaz de criar um ser humano, como muitos outros com coração e boa alma tocando a vida em harmonia.

De pé a aplaudir.

Bravo Senhor, bravíssimo!

Crissol

Á todos indico o documentário A Vida é um Sopro, que retrata um pouco da vida deste grande homem.

Crissol
Enviado por Crissol em 15/12/2010
Código do texto: T2672730