Adson Breno

Meu Querido sobrinho Adson Breno,

Faça desse momento um grande encontro não só com os jovens de sua idade e comunidade, mas, sobretudo com Deus nosso Pai, que se doou por todos nós, enviando seu filho Jesus, para nos mostrar a verdadeira LUZ que devemos seguir para termos mais saúde, paz, harmonia e amor para com Deus e o próximo de nós. Ele que ensinou que devemos amar sem medida, isso significa dizer que devemos ter em nós a capacidade de também perdoar àqueles que nos magoam, ofendem ou não nos entendem.

Vou te contar uma pequena história para que saibas um pouco mais sobre os nossos valores e determinação, depois decida se continuará me amando ou não, vc tem toda liberdade. Sua Tia é uma defensora da maternidade, sempre foi, mas teve um momento que optou em conselho e até com certo grau de determinação o afastamento de uma mãe e seu bebe. E este, da história era você. Quão difícil foi aquele momento para mim . Estava em jogo, a formação da sua mãe, minha irmã, que estudava fora, num colégio público de qualidade desejável para todos da sociedade, acesso só por concurso, e seu futuro, meu sobrinho. A realidade demonstra que uma mãe sem formação adequada enfrenta a vida com muito mais dificuldade e sofrimento, não que estas questões não estejam presentes nas que têm, mas é preciso entender em que elas se diferenciam. E eu era bem conhecedora dessa situação, que pesou na balança. Nós, eu em especial, sabia que amor da avó, do avô, das tias, dos tios e dos primos não lhe deixaria em carência afetiva. Fizemos de tudo pela decisão de sua mãe retornar aos estudos porque vc já tinha vindo a este mundo, e TODOS te mimavam muuuiito, tamanho era o amor por ti. Nem me faça pensar que carinho de mãe é insubstituível, para não pensares que naquele momento eu não fui uma pessoa boa para você ou para sua mãe. Mas quando temos que tomar Grandes decisões na vida, muitas vezes elas ferem nosso coração. Nesse caso, ou em outros semelhantes, o importante é não perder de vista a meta que se pretende alcançar. E naquele momento de decisão, a defesa era a educação da mãe que seria também em benefício do filho, que se veio, foi por obra e graça de Deus. Hoje, sou capaz de entender melhor essa parte, que o filho apenas o recebemos como pais e mães para cuidar, amar infinitamente, educar, orientar, porque todos, sem exceção, são de Deus. Olhe que tamanha responsabilidade temos em nossas mãos, mas Deus confia em nós. E nós, será que confiamos o bastante nEle?

Adson, saiba que quando recebemos uma missão, abençoada de Deus, que não seja para ofender ou trazer a ruína a nenhum irmão desta Terra é porque Deus sabe que damos conta dela. E sua mãe com toda a dor que passou, não desistiu dos estudos e da luta por vc e depois por sua irmã. Sua avó que cuidou muito bem de você que dava gosto de ver, os cuidados dispensados por ela e todos os seus familiares. Com isso, vc acabou sendo uma pessoa muitíssimo importante para todos nós, especialmente para mim. Por diversas vezes saia com lágrimas nos olhos quando ia te ver, era a incerteza que surgia, natural numa situação assim. Quando olho uma fotografia sua quando pequeno, é como se eu estivesse vendo um filho meu, que também teve que ficar muitas vezes longe de mim porque eu estava em missão, que era para o bem deles também, tranqüilizava-me saber que estavam no aconchego da avó, do avô, das tias e tios, que são seus também e eu sabia o imenso amor que tinham pelo neto, sobrinhos e uns pelos outros. É um amor fraternal.

Então agora está chegando o seu momento, estás sendo preparado para saber fazer as melhores escolhas, tomar o melhor caminho na vida. Que seja o da Luz. Fazes parte de uma família que preza a união, a formação escolar e religiosa, o amor, o respeito ás Leis de Deus e aos princípios humanos. E isto, não é pouca coisa, é uma maravilha essa forma de educação que vens recebendo ou tens como exemplo. Sei que o aprendizado deve acontecer durante toda nossa vida, assim espero que vc encontre, nesse encontro com outros jovens, valiosas LIÇÕES para sua vida e de toda sua família. Que, com a Graça de Deus, será iluminada para sempre perceber a necessidade contínua do saber, que não começa e não termina nem na Escola e nem na Universidade, mas na vida em todos os seus espaços de existência, especialmente na família.

Querido, está mais próximo de Deus, através da oração, da fé que nos fortalece por alimentar nosso espírito e dos trabalhos na comunidade, já demonstra ser um grande passo para o caminhado rumo à realização plena, porque a Escola e seu conhecimento científico vai lhe proporcionar grande crescimento intelectual, moral, social e cultural, mas a sabedoria plena para os enfrentamentos nesse mundo marcado por tantas violências e desigualdades só acontecerá com a espiritualidade desenvolvida, elevada pela Fé em Jesus que deu sua vida na cruz por todos nós. Assim, sofrimento para um Cristão não é sinônimo de derrota ou fraqueza muito pelo contrário, é o sinal de que a pessoa luta com determinação por aquilo que acredita, aprendeu o valor da verdade, e isso não é fácil. Não foi fácil nem para o Filho de Deus que ensinando seu povo com amor, com parábolas e outras palavras presentes no Evangelho, curando a dor dos que sofriam, desagradou aos poderosos da época, e isto não lhe fez desistir, porque ele tinha total obediência ao Pai de cumprir a missão que lhe cabia, aqui na terra, para isso doou sua vida com morte de cruz, mas em troca, recebeu a eternidade do Espírito Santo, que pode ser recebido por cada um de nós, que tenha um coração amoroso. E isto você tem. Que ELE esteja presente em você.

Que Deus te ilumine a colher bons frutos para saber saborear o melhor sabor da vida com toda sua diversidade, dificuldade e complexidade, sem perder de vista a importância da religiosidade da nossa igreja católica.

Beijos e caloroso abraço de sua tia,

Tereza de Jesus R. Oliveira

Mba, 09 de fevereiro de 2010

Taina
Enviado por Taina em 03/01/2011
Código do texto: T2706562