À MUSICISTA E POETA MYRIAN MOREIRA

Conheci Myrian há três anos, durante o I Festival de Verão da Barra do Jucu, - reduto cultural do Município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo -, onde estive a convite de minha amiga e ex-companheira de aulas de canto, Anita Bonadiman Galvêas.

Anita, soprano, e Myrian, musicista, instrumentista e poeta, apresentavam o espetáculo “À Moda dos Bqardos” juntamente com nossa amiga comum, Marilena Vellozo Soneghet Bergmann, também poeta e musicista.

Não tardei em convidá-las para se apresentarem na comemoração do primeiro aniversário da Comunidade Poemas à Flor da Pele, do Orkut, que seria realizado em Vitória. E, no ano seguinte, voltavam elas a se apresentar em mais um aniversário da Comunidade.

O projeto, idealizado por Myrian era algo de extraordinária beleza e conteúdo cultural. Um espetáculo imperdível, de artes integradas - música, dança e poesia -, com repertório de música Medieval e Renascentista aliada às tradições folclóricas e de raiz do povo brasileiro.

Myrian integrou, como alaudista, o Conjunto Roberto de Regina com o qual fez turnês no Brasil, América do Sul e Estados Unidos, em missão cultural pelo Itamarati, além de gravações na CBS. Fundadora e dirigente, na década de 80, do “Grupo Caleidoscópio” , atuou durante catorze anos profissionalmente em salas, teatros, universidades do Rio de Janeiro e outros estados brasileiros.

Em 2001 recebeu o Prêmio Paco Cac de Melhor Intérprete do 1º Concurso do IV Festival Carioca de Poesia, liderado pelo grupo “Poesia Simplesmente”, no Teatro Gláucio Gill, Copacabana no Rio de Janeiro.

Realizou vários eventos em espaços culturais cariocas apresentando solos e/ou duos de alaúde e canto, música Medieval e Renascentista, além de poemas e canções de sua autoria, ao lado da artista e terapeuta musical Alba Lírio.

Veio para o Espírito Santo, fixando residência na Praia da Costa, em Vila Velha, dando seguimento à sua trajetória artística, apresentando-se em saraus, geralmente em duo com Marilena Soneghet e, posteriormente, formando o grupo “Anima et Cor” (alma e coração), com Marilena e Anita.

Myrian e eu nos tornamos amigas e companheiras de aulas de Biodanza. Trocamos abraços, apertos de mãos, sorrisos e olhares - muitos olhares. E comentávamos o quanto era difícil olhar olho no olho. Porém, um belo dia, ao olhar-me nos olhos, senti seu olhar tão intenso e profundo que cheguei a crer que não nos veríamos mais. Até certo ponto eu estava certa. Ela não retornou às aulas. Pouco tempo depois nos encontramos em um sarau e, em seguida, em abril de 2010, no I Encontro de Escritoras Capixabas, quando o grupo “Anima et Cor” fez nova apresentação.

15 de janeiro de 2011, às 11:11 h, a musicista poeta Myrian Moreira, partiu numa viagem fantástica ao encontro dos anjos dos céus. Voou sobre o pentagrama, qual notas musicais, com as quais tinha tanta intimidade, em direção à luz solar. Hoje, certamente, integra uma imensa orquestra celestial, ora tocando alaúde, ora flauta, tambores e outros tantos instrumentos, que ela tão bem conhecia e tocava com a alma e alegria de uma criança feliz.

Assim era Myrian Moreira, metro e meio de gente, com quilômetros de talento!

Maria Goreti Rocha

Vila Velha/ES - 17/01/2011

..............

CHAMA CRIADORA

(Myrian Moreira)

O ser humano cria

cria mais e mais,

e criando busca

e buscando se encontra

e em se encontrando

se percebe mais ser.

A música, a dança, a poesia, a arte,

apenas recordam a Chama Criadora

acesa no coração do homem.

Chama de amor, tocha olímpica

que impulsiona a nossa trajetória no tempo

e mantém aceso o sentido de ser humano

quando se realiza no eterno agora

do pincel, do papel, da voz, do instrumento

… dos sons - terapeutas do momento.

E o caminho vem a nós

numa florzinha de nada

em meio às pedras

de uma estrada iluminada.

Lua Cheia de junho de 2009

Um pouco do trabalho de Myrian Moreira no vídeo de Renata Bonfim.

http://www.youtube.com/watch?v=g6GpqPzHHFs

Maria Goreti Rocha
Enviado por Maria Goreti Rocha em 18/01/2011
Código do texto: T2737433
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.