UMA TORRE EM FORMA DE POESIA

(Uma homenagem do meu professor de Literatura para mim)

Autoria : José Neres

A poesia nunca marca hora para chegar. Ela vem quando quer e se quer. Resta aos poetas, a árdua tarefa de captar o momento exato em que um poema passa e transpô-los para o papel. E isso pode acontecer a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer lugar...mas quem não está preparado para servir de receptáculo para essa misteriosa força pode nem mesmo perceber que, ao longo dos dias, muitos momentos poéticos são desperdiçados ou renegados ao plano do comum.

Lêda Tôrres, a quem tive o prazer de conhecer faz pouco tempo, mas a quem só posso tratar como se fosse amiga de longas datas, parece ser uma dessas pessoas que estão sempre prontas para segurar a poesia com suas delicadas mãos de amante dos livros e para transformar cada momento da vida (os bons e os aparentemente ruins) em versos que traduzem a simplicidade da vida e a profundidade do viver. Seus versos são fluidos e cheios de emoção, não importando a temática abordada. A idéia que dá é que esta poetisa estreante, mas não iniciante, está sempre atenta para captar a passagem dos momentos poéticos e enquadrá-los em uma folha de papel, mas sem enquadrá-los em uma forma única.

Neste livro de estréia, Lêda Torres transita por diversas poéticas, indo do soneto aos versos livres e não se percebe nela a preocupação em se ligar a um estilo de época ou a uma técnica de versejar. O que se vê claramente, é que a emoção e o desejo de trazer à tona do papel o que a encanta, o que a sufoca, o que a faz sorrir e o que a faz chorar. Em cada um dos poemas deste livro, o leitor poderá perceber não apenas frames da inspiração da autora, mas também um pouco de seus momentos mais íntimos, um pouco de suas alegrias e de suas tristezas.

Como uma torre de observação sempre atenta ao exterior e ao interior, Lêda não demonstra a ostentação de uma erudição vaziaa tão comum em alguns poetas em fase de formação. Também não se limita a uma catarse de sentimentos sem ressonância no olhar dos hipotéticos leitores. O que ela faz é, em cada verso, valorizar aquilo que cada um de nós tem de mais importante: o sentimento humano.

Se cada poema deste livro é resultado de uma lágrima ou de um sorriso, não importa.O que importa de verdade é a lágrima ou o sorriso que a leitura destes versos irá proporcionar àqueles que buscam a essência do Humano nas folhas de papel.

José Neres

Lêda Torre
Enviado por Lêda Torre em 21/01/2011
Reeditado em 23/06/2021
Código do texto: T2743246
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.