Em 2010, os escritores e ativistas culturais Renata Rimet e Valdeck Almeida de Jesus foram agraciados com o título de Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni - ALTO, com cerimônia e diplomação marcadas para 11 de dezembro do mesmo ano.
     A presença de ambos se fazia necessária em Teófilo Otoni, seria de grande importância para estreitar laços, porém outras responsabilidades impediram o comparecimento ao evento, fato que não impediu o recebimento dos certificados e de usufruírem dos direitos e prerrogativas inerentes ao título.

     Fica aqui o registro oficial de recebimento do Diploma, bem como o sentimento de orgulho por serem parte integrante de notória instituição.

     Para a mesma data em que fora programada a posse, estava também programada a décima quinta edição do Projeto Fala Escritor. Poderiam simplesmente ter se ausentado, pois os demais membros do Fala assumiriam os trabalhos e certamente tudo transcorreria normalmente.

     O que vale aqui ressaltar é a importância de um trabalho bem feito e dos frutos colhidos ao longo da caminhada. A ALTO está de portas abertas aguardando o momento oportuno da visita de seus mais novos membros, o projeto Fala Escritor desejava que seus participantes estivessem mais uma vez reunidos com o público, compartilhando a satisfação de mais um momento ímpar para a cultura da cidade de Salvador.

     Valdeck Almeida de Jesus e Renata Rimet fizeram da edição de natal do Fala Escritor mais que uma homenagem ao escritor Luiz Lyrio. Todos os esforços foram dedicados a este ilustre membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni, que esteve presente na edição de novembro de 2009 e não mais deixou de fazer parte da nossa família. O céu brilha muito mais desde agosto de 2010, quando de sua escrivaninha do alto de uma estrela que certamente tem vista para uma escola, o mestre, escritor, poeta, acadêmico e amigo Luiz Lyrio nos observa, escreve, descreve e nos ilumina...

Renata Rimet
Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni

Valdeck Almeida de Jesus
Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni 

                          “Com a palavra criaram-se e destruíram-se mundos, selaram-se destinos, elaboraram-se ideologias, proferiram-se maldições e blasfêmias, expressaram-se ódios, mas também com ela – e só com ela -, em tantos e tão desvairados povos, falou-se de amor, consolaram-se aflições e elevaram-se preces ao seu Deus. Ela tem sido, através do tempo, a mensageira do bem e do mal, da alegria e da dor...”
 
                    Celso Ferreira da Cunha (1917-1989) 
    Patrono Oficial da Academia de Letras de Teófilo Otoni.
Renata Rimet
Enviado por Renata Rimet em 23/01/2011
Reeditado em 23/01/2011
Código do texto: T2747628
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.