O POVO BRASILEIRO DIZ VIVA JOÃO UBALDO RIBEIRO

Se em 1984, João Ubaldo Ribeiro disse em sua obra de maior repercussão, Viva o Povo Brasileiro, domingo, dia 23 , foi a vez desse mesmo povo dizer Viva João Ubaldo Ribeiro.

A comemoração dos 70 anos, muito bem vividos por esse escritor itaparicano que cinge o mundo, sem estremecer suas raízes, foi uma grande manifestação da brasilidade tão bem difundida em suas obras e em sua postura cidadã. O povo brasileiro representado por cada pessoa que se fez presente – e foram muitas e plurais – não só lhe prestou homenagem, como se sentiu mimoseado, por compartilhar desse momento tão especial em que a nobreza da simplicidade foi a parte mais glamourosa do evento.

O escritor foi saudado pelos Índios Guarani, numa apresentação magnífica, e prestigiado pela Cia Afro Urbana de Dança, que trouxe ao palco, o espetáculo de Danças Beneditas. Foi um momento de enlevo para o autor, ao ver sua obra Miséria e Grandeza do Amor de Benedita, ser tão bem traduzida pela arte daquelas belíssimas e talentosas atrizes que deixaram a platéia deslumbrada.

As homenagens continuaram e, um DVD composto por seus amigos itaparicanos e escritores consagrados, trouxe ao público, histórias do cotidiano do autor e demonstrações afetivas de pessoas com as quais João Ubaldo, se relaciona desde os lugares acadêmicos, às belíssimas praças da Ilha de Itaparica. Ainda houve a apresentação do Grupo de Teatro Oficin’Art, que trouxe a peça o Rei da Noite, e o show da banda Caboco Capiroba.

O evento foi realizado pela Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica, sob a direção competente de Dalva Lima e contou com o apoio da Fundação Pedro Calmon e SecultBa.

Felicidades em todos os seus hojes, João Ubaldo Ribeiro! Foi muito bom compartilhar desse momento em que teus 70 anos de histórias são evidenciados e condecorados, pelo povo brasileiro aqui representado.

Ivone Alves Sol