Estava eu limpando umas gavetas e lá encontrei uma reportagem que a um tempo eu tinha guardado sobre esse
Poeta que tanto me fez arriscar a escrever alguns versos tortos como eu costumo dizer pra algumas pessoas amigas. A reportagem de Jerônimo Teixeira .
No caso a reportagemdele tem um titulo eu no caso coloco sendo um pouco desse poeta .Carlos Drummnd de Andrade    ( Escondido no Armário 
 
 Brasileiros 
 ***********************X***************************"" " Um pouco de  Carlos Dummond de Andrade" E Outros poetas

Nos anos 50, Carlos Drummont de Andrade(1902-1987) já havia superado fazia muito o período de escandâlos do modernismo –quando seu poema No meio do caminho levava pedradas dos conservadores- para se consagrar como um dos maiores poetas se não o maior do pais. Em 1957 , porem , publicava-se no Jornal do brasil uma das criticas mais incisivas já feitas ao autor meneiro. O objetivo do ataque, da lavra do poeta Piauense Mario faustino, não era tanto o que Drummond havia feito , mas o que ele relutava me fazer .
 
Durmmond, dizia faustino, não se interessava “ pelo desenvolvimento da poesia brasileira comno forma de cultura “ Não fizera magistério nem se preuculpava em combater “Falças Glorias “ Ao contrario , dizia o ao autor de O homem  e Sua Hora, Drummond prodigalizava elgios a poetas que os mereciam (incidentalmente Vale lembrar que Drummond , nos anos 70 seria o grande fiador leterario de Adélia Prado ). Faustino cobrava em suma, que Drummond atuasse como critico . Um novo conjunto de cartas revelado pela edição da revista Bravo da editora Abril , que também publica Veja –que chega ás bancas nestas semana mostra eu não faltava a Drummond aquela verve ácida sem qual a critica pode se tornar um exercício enfadonho de beletrismo. 
 
Na correspondência privada com o escritor mineiro Cyro dos anjos (1906-1994), seu amigo próximo , Drummod ataca obras contemporâneos reputados, como Lùcio Cardoso , Rachel de Queiroz e Jose Lis Rego.
 
As cartas de Drummond assim como outros documentos do ultimo-pertecem ao acervo escritores Mineiros , da Universidade federal de Minas gerais , onde são objetivo de pesquisas dos professores Wander Melo Miranda e Roberto said.( As respostas de Cyro a Drummond, no entanto, estão em mãos da fundação casa Rui Barbosa Rio de Janeiro .) A idéia e editar um volume de correspondência entre os dois programado para sair na coleção de obras de Cyro coordenada por Miranda e publicada pela editora Clobo.Nos desabafos para o amigo , surge uma deliciosa maledicência.Em carta de 1953, Drummond compra a peça teatral lampião, de Rachelde Queiroz ,que estreara naquele ano ao romance cangaceiros, de Jose Lins do rego . Conclui que a primeira, embora destitui-da de qualquer interesse psicológico” pelo meono se destacava pela “Linguagem saborosa” Jose Lins do Rego, ao contrario, só teria a habilidade”de descobrir alguns novos palavrões”Cangaceiros, ironiza Drummond,”lucraria talves em arte se fosse escrito pelo próprio lampião”.
 
Nesse ataque pontual a dois autores nordestinos-Rachel era cearense;Lins paraibano -,tranparece um objeção mais gnérica ao romance regionalista então em voga. Durmmond reclama de atenção excessiva que a critica carioca (O rio nessaaltura ainda era a capital e o centro cultural inconteste do pais) devotava a ficção de temas nordestinos, enquanto obras como Romanceiro da Inconfedênçia, de Cecília Meireles(uma “dama difícil” ele admitia), eram ignoradas.
 
Em uma carta de 1936 na qual incentivava o amigo Cyro a concluir o romance O amnueense belmito .Drummnd já protestava contra a transcrição imediata e ante critica de espectos da vida regional “ praticada pelos rapazes do norte”  Sobre esse dizia ainda ; Como escrevem mal”
Há ampla margem para descordar de opiniões tão duras como de resto . é comum com qualquer juízo literário.
 
Não será descabido apontar a mediocridade de Rachel de 
Queiroz e Jose Lins Regomasaciliano ramos, outro rapaz do Norte”, não cabe nesse desqualificação coletiva e sumaria do regionalismo. A grande questão , porem. É outra. Trata-se na verdade , do problema levantado por Mario Faustino.por que Drummond, que sempre teve seus canais privilegiados na imprensa, nunca aventou esses juízos publicamente? Complementando seu contracheque de funcionário publico graduado , o poeta colaborou por muito tempo com mais variados jornais.Coletados em pouco mais de uma dúzia de volumes suas crônicas são bem humoradas, leves exemplares na correção e na clareza da linguagem – em suma , ótimos modelos para redações escolares. Nas resenhas literárias que nos anos 40, publicou sob os pseudônimos O Observador Literário e Policarpo Quaresma neto, ate se notava uma certa ironia suave . , uma restrição obliqua á receita do norte de romance social” Mas Drummond jamais se arriscou a se expressar em publico , no modo incisivo e direito que se descobre na sua correspondência privada. Esse caráter reticente e esquivo revela-se também na política. Drummond foichefe de gabinete no ministro da saúde e educação Gustavo Capema seu colega de dos tempos de colégio. Permaneceu nesse gargo por muito tempo durante o endurecimento autoritário do Estado Novo, embora nutrice simpatias pelo comunismo. Em 1945, teve uma breve passagem por um jornal do partido comunista, do qual se afastou desiludido, com as restrições internas do partidão á liberdade de pensamento. E voltou seus postos na burocracia governamental.
 
Por Jerônimo Teixeira 09/ fevereiro 2011
 
********************X***********************
Esses poetas como muitos nomes que ajudaram a literatura brasileira a se desenvolver como muitos outros nomes .
E muitos não tiveram muita atenção em sua época como Cecília Meireles uma dama difícil cuja poesia merecia mais atenção em sua época.
 
Drummond ajudou muita gente em sua época e incentivou muitos em construir um paiz melhor pro nossos futuros netos e filhos. Acho que devemos sempre fazer alguma coisa por nossa literatura, mostrar ao povo o quanto é importante o sabor de saber que tivemos em nosso mundo poetas como esses. Devemos continuar pra que um dia ninguém venha agredir o nosso poeta tirando seus óculos em plena Copacabana cidade onde ele tanto amava.
 
O nosso mundo só vai melhorar quando seus governantes se preuculpar mais com a educação e faze-las conhecer pessoas como esses poetas que deixaram seu legado pra todos possam saber o quanto é importante a poesia pro povo, pois um povo sem poesia é um povo sem sonhos e sem esperança.  Lembrnado que Drummond foi um grande critico que lutou muito pela poesia brasileira constriindo o que ha de melhor em poesias . Podemos citar outros que tambem nos deixou seus lindos poemas ,Vinicius de Morais entre outros que nos deixaram fazendo a sua passagem por aqui nesse mundo com muito pouca poesia. Então continuemos a fazer mesmo que sejam torta.
 
Rio de janeiro 03/03/2011 
 
Deval : Poeta de versos tortos