A VIDA DO VIAJANTE*

Vou passar a vida a viajar por esse imenso e maravilhoso país.
E essa é a razão porque hoje me encontro feliz,
guardando na memoria as lembranças da beleza miscigenada de um povo
e a riqueza de sua cultura e a arte.
As terras onde passei: Indiana, Martinópolis, Presidente Prudente, Camboriú, Florianópolis, Guarulhos, São Paulo, Paranapoema, Herveira, Foz do Iguaçu, Dourados, Ponta Porã, Campo Grande, Atibaia...
O povo que conheci com suas comidas e bebidas típicas: café quentinho, pão de queijo, churrasco, pirão, tereré, chimarrão, mandioca...
Cada um com o seu jeito pitoresco de conquistar os visitantes.
Andei pelas ruas, campos, praias, balneários, areais, bosques e conquistei amigos que para trás deixei.
Enfrentei chuva e sol, poeira e terra barrenta.
Agora longe da família sigo minha vida em frente,
sem um roteiro predeterminado, apenas aproveitando cada estação, cada emoção.
Mas a saudade sempre aperta o coração.

Nessas andanças por esse país
posso descansar e ser feliz, porque sou brasileiro.
Guardo as recordações de um povo festeiro, povo trabalhador, de um povo sofrido,
mas que é persistente e mantem o sorriso no rosto.
Os lugares e as pessoas que conheci: japoneses, mineiros, gaúchos, nordestinos, cariocas, paulistas, alagoanos, baianos, índios, negros...
Deixaram suas marcas, transformaram a minha vida.
Perambulei pelo mar e terra firme, passei frio intenso e calor.
Mas mesmo assim trago alegria em meu coração, tristeza não.
E a saudade...!
Bem...!
Ela mora no meu coração!
Escondidinha...!
Pois a felicidade com a família e com os amigos de perto e de longe não deixa ela aflorar não!
Vida de viajante é assim!
Hoje estamos aqui e amanha estamos acolá!

*Adaptação da musica “A vida de viajante” de Luiz Gonzaga. Esta é minha homenagem ao grande poeta do sertão Luiz Gonzaga e a todas as pessoas que conheço desse Brasil.
Lendo as entrelinhas
Enviado por Lendo as entrelinhas em 07/03/2011
Reeditado em 07/03/2011
Código do texto: T2832838
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.