SALGUEIRO E SUAS MUDANÇAS

SALGUEIRO DO SERTÃO CENTRAL...

Pensei muito antes de escrever este artigo, esta homenagem! Falar do erro, me parece que é mais fácil... Mais atrativo a mente crítica, a mente reflexiva que busca soluções ao problema descoberto! A resposta nem sempre agrada ao sujeito que deseja satisfação própria, individual. Nós seres humanos, muitas vezes parecemos indivíduos que vivem apenas para o seu momento, para a sua glória, para o seu progresso. Mas, procurei olhar com carinho para a cidade de Salgueiro e suas mudanças. Nos meus primeiros anos, percebi erros e tristeza que atormentava o povo. Erros pesados de um passado falado por todos, mas pouco ligado pelos administradores. Erros que nem de perto, eram tratado por alguns que se diziam políticos. Erros que eram sentidos quando alguns precisam do serviço público; quando deixavam a região em busca de melhores condições de vida; Quando a força estava no poder político e não na voz do povo... Fui extremamente crítico sobre toda a situação! Falei sobre os problemas em artigos para o jornal local, em rádio, em conversa com amigos... Fui contundente em dizer que a Administração Pública faltava, em parte, em cumprir com alguns compromissos de beneficio ao povo. Na minha reflexão percebi que havia muita timidez na iniciativa em promover as mudanças necessárias para o desenvolvimento da região. Faltava um saneamento digno para os seus habitantes, não havia limpeza periódica dos canais, não existiam oportunidades de emprego aos jovens, a cidade não possuía área de lazer, pouco se fazia por abertura a entrada de novas empresas com oportunidade de trabalho, faltava a complementação de alguns calçamentos, inclusive o de acesso a Escola Paulo Freire, o povo tinha ao seu dispor pouca agilidade na prestação de serviço e quase nenhuma discussão séria sobre os problemas emergenciais de saúde, educação infra-estrutura e etc. Hoje, ao olhar para a cidade de Salgueiro, vejo uma terra prospera em pleno Sertão Central de Pernambuco. Houve mudanças! Percebe-se com clareza o interesse econômico de grandes empresas que desejam instalar seus negócios no Município. Escolas são reformadas e construídas, ruas são calçadas, novos empregos aparecem a cada dia como atrativo não apenas aos seus habitantes, mas os de outras cidades vizinhas. Novas casas são construídas aceleradamente e o comércio cresce avantajadamente. Vemos no dia a dia, construção e reforma de novos postos médicos, novas contratações de pessoal, restauração de instalações antigas, construção do IMIP, recebimento de ambulâncias, reforma e construção de praças, uma delas com apoio da Secretária da Academia das Cidades, construção da CEASA, construção do ponto de encontro das linhas da transnordestina, construção do aeroporto internacional de carga, o grande lago da transposição do rio São Francisco... Salgueiro tem uma nova cara! Sabemos que muita coisa pode melhorar, mas também sabemos que a cidade de Salgueiro, no interior de Pernambuco caminha a largos passos rumo a um progresso de beneficio não apenas para a sua população, mas também para toda a Região. Salgueiro, a terra da Serra do Cruzeiro, terra da encruzilhada dos transportes rodoviários, terra do bode assado, do Açude Velho, do Carcará e da Limão com Mel... Salgueiro do trabalhador incansável, das famílias que conversam a beira da calçada, das escolas e das faculdades... Salgueiro dos valores morais, das tradições familiares, do povo fraternal... Hoje és dos milhares! Fazes parte da nossa história e, para sempre, farás parte da nossa memória... Salgueiro!

Faço uma homenagem a todos aqueles que estão fazendo de Salgueiro uma terra de produtividade! Parabéns!

Pastor Ricardo Davis Duarte

Professor de Filosofia do ISES – Salgueiro - PE

Visite o Blog do Professor Ricardo Davis

http://ricardodavis.zip.net