A todos os advogados

'A covardia coloca a questão: 'É seguro?'

O comodismo coloca a questão: 'É popular?'

A etiqueta coloca a questão: 'é elegante?'

Mas a consciência coloca a questão, 'É correto?'

E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta'.

Martin Luther King

Muitas vezes no decorrer da nossa caminhada nesta terra nos deparamos com situações que nos contrangem nos machucam e nos marcam profundamente. Nos desestruturam porque pensávamos acreditar no 'sistema'. Nos chocam porque posturas não éticas são tomadas, o grito dos maus impera e o silêncio dos bons se faz presente.

Posturas que teriam de ser inaceitáveis em locais como Universidades, Faculdades e em toda a sorte de lugares ditos intelectuais e intelectualizantes acabam nos trazendo à realidade. Onde estou? O que faço aqui? Porque aceito essa postura? Porque não exijo meus direitos? Locais como esses que deveriam primar pela equidade acabam relembrando a época da censura. Regras sem sentido são impostas e ai de quem não segui-las! Se você se manifestar haverá retaliação? Indubitavelmente! São torturas veladas [ou não] mas não menos doídas do que na época da ditadura.

Mas chega uma hora em que você acorda e vê tudo diferente.

Um dia você passa a crer que na vida nem tudo são sapos que se deve engolir.

E daí nasce a CONSCIÊNCIA...

E que pra que nossos direitos sejam efetivamente 'direitos' temos que nos movimentar, sair dessa inércia que o medo nos impõe.

E daí, quando não somos capazes de enfrentar sozinhos... Ou quando não temos condições de nos fazer ouvir apenas pelas nossas vozes chamamos um amigo... o advogado... [mesmo que muitos acreditem que não há justiça na Justiça]

Bendito seja o advogado!

Aí a coisa toda certamente tomará outro rumo.

Cabeças não serão cortadas como em 'Alice no País das Maravilhas', mas nosso direito 'a ter direitos' será contemplado...

É esta a reflexão que deixo pra todos hoje: não se deixem adoecer pelo vírus da inércia!

E que Deus tenha piedade de todos nós.

...

[Das minhas vivências]

Milena Campello
Enviado por Milena Campello em 24/03/2011
Reeditado em 29/03/2013
Código do texto: T2868299
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.