Cruzeiro,Fluminense, Internacional e Grêmio - O que tem em comum?

O futebol realmente é a grande paixão do povo brasileiro, a brasilidade de um povo que ama a sua Nação muitas vezes se reflete através das bandeiras de seus clubes.

A verdade é que o Brasil tem sido propagado a outras Nações, por uma força demonstrado através da eufória de torcedores que devendem seus Clubes, como também; através de atletas talentosos que se destacam a nível mundial como os melhores desse Planeta Terra.

No entanto, é bom não se envaidecer... um pitada de humildade e reconhecimento de outros valores que engrandece nosso País, merece nosso reconhecimento, e enche nos de *orgulho (no bom sentido, é claro!), afinal ser brasileiro é ser grato a Deus por tamanha Bondade e Cuidado para com esse povo de bom coração. Não é em vão que, o Brasil tem livre acesso em todas as Nações, pela demonstração de força, trabalho, humildade e amor.

Porém! O que quero comentar através desse artigo, é o ocorrido nesses dias envolvendo os Clubes acima mencionado. A Taça Libertadores da América desperta interresse de todos os Times, e a prova disso, é que são poucos Clubes de Futebol que alcançaram tamanha façanha, a conquista do titulo, do campeonato.

Mas, a grande decepção foi sem dúvida a desclassificação desses quatro grandes Clubes de futebol. A cena de torcedores desconsolados, na demonstração de amor ao seus clubes, chorando nos estádios após a eliminação de seu Time, é algo que nos sensibiliza.

A prova do valor desse TORNEIO INTERNACIONAL, se manifesta através da dedicação de cada atleta e dirigentes, que se esforçam ao máximo para se sagrar CAMPEÃO, e com isso, abastecer também os cofres de seus Clubes, já que a premiação para o campeão, ultrapassa os SETE MILHÕES.

O Torcedor não se prende ao dinheiro, embora seja necessário pra suprir a necessidade, e fazer melhores investimentos em prol de seu Time de coração. O que torcedor quer mesmo, é ver seu time Ganhar Titulos, "levantar Canecos/taças".

Quero me consolidar com os meus patricios que passaram pela amarga experiência de ver seu Time desclassificado. Mas, é bom ater-se que: NINGUÉM É INVENCIVEL! Na vida, tanto se perde como também, se ganha... E as derrotas, embora produza um sabor amargo nos corações dos envolvidos, pode também trazer-nos lições preciosas.

O que mais se destaca no ser humano, em tudo em geral. Não são os títulos arquivados, são importantes? Sem sombra de dúvida! Mas, o que perdura e causa impacto, são as demontrações de garra e luta pra conquistá-los. O esforço, a coragem e a luta aplicado nas conquistas, são os melhores valores a serem guardados.

E pelo histórico dos referidos Clubes, ambos são possuidores de vitórias dignas de serem mencionadas, guardadas e que merece nosso apreço e aplausos. O Cruzeiro por exemplo, tem se destacado todo anos no cenário futebolístico brasileiro e Mundial, com as seguintes conquistas:

Copa Libertadores 1976, 1997 Supercopa dos Campeões da Libertadores 1991, 1992 Recopa Sulamericana 1997 (disputada em 1998) Copa Ouro Nicolás Leoz 1995 Copa Master da Supercopa 1995 Campeonato Brasileiro 1966 e 2003 Copa do Brasil 1993, 1996, 2000 e 2003 Copa Sul Minas 2001 e 2002.

O Fluminense, além de honrosa campanha no Campeonato Brasileiro do ano passado ao sagrar-se legitimo Campeão, também conserva em sua história conquistas importantes, tipo:

Vice-campeonato da Copa Libertadores da América : 2008

Vice-campeonato da Copa Sul-Americana: 2009

TÍTULOS NACIONAIS

Campeonato Brasileiro : 1970, 1984, 2010

Copa do Brasil : 2007

Campeonato Brasileiro Série C : 1999

Vice-campeonato da Copa do Brasil : 1992, 2005

O Internacional de Porto Alegre, responsável pela revelação de grandes atletas, dentre eles, destaca-se o craque Falcão, também manifestou seus dias de glórias, vejamos:

Mundial de Clubes da FIFA 2006 Taça Libertadores 2006 e 2010 Copa Sulamericana 2008 (Invicto) Recopa Sulamericana 2006 (disputada em 2007) Copa Suruga Bank 2009 Campeonato Brasileiro 1975, 1976 e 1979 (Invicto)

Quanto ao Grêmio, que mantém uma rivalidade acirrada com o seu rival acima,(Internacional) numa disputa linda, tanto em cores, como na manifestação de alegria e amor de seus torcedores ao defender os interresses e conquistas de seus Clubes, premia a todos nós brasileiro com o tradicional GRENAL. Morei em Porto Alegre, e sei a força que tem esses Clubes. O Grêmio dentre as suas conquistas mais importantes destacam-se:

Competições Oficiais Internacionais Copa Intercontinental 1983 Taça Libertadores 1983, 1995 Recopa Sulamericana 1996 Copa Sanwa Bank 1995 (disp. entre os campeão da Copa do Brasil/94 e da J-League/94) Copa Rio de La Plata 1968 (Taça Confraternidad Rioplatense - ARG/URU) Taça Los Angeles 1983 (alguns dão o nome de Copa Interamericana) Competições Oficiais Nacionais/Estaduais Campeonato Brasileiro 1981, 1996 Brasileiro Serie B 2005 Copa do Brasil 1989, 1994, 1997, 2001 Supercopa do Brasil 1990.

Sendo assim, congratulo-me com a massa que defendem as bandeiras de seus Clubes, e conclamo a todos a não se prenderem as derrotas e fracassos de seus Times, o que é natural. O importante mesmo, é o reconhecimento da dedicação de todos, ao defender o interesse de seus Clubes, e a demonstração de GRATIDÃO de todos nós pelas CONQUISTAS que não devem se apagar das memórias de quem TORCE de forma sádia, sem violência e fanástimos que levam a comportamentos anti-esportivo.

Abraços,

Todos Juntos - UNIDOS PELA PAZ NOS ESTÁDIOS

Nivaldo Duarte
Enviado por Nivaldo Duarte em 07/05/2011
Código do texto: T2954704
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.