ANTONIO E SUA HISTORIA

"Aprendi que nada é impossível ao que crê!"

Era uma vez uma jovem moça de família rica...Nunca soubemos se perdeu seu coração pelo viúvo com 10 filhos, ou se foi feito algum acordo para que se casasse com um comerciante,mercador e viajante de origens portuguesas;longo e farto bigode e seus 10 filhos moços e crianças;já que “10”é um número considerável e as idades variavam...

O jovem casal teve mais 5 filhos...Eles moravam em Salvador quando o caçula começou a perceber que contava apenas com Fé e Pensamentos sonhadores de realizações...

O pequeno Antonio tinha pois 14 irmãos, talvez mais,porque ele nem sabia contar na hora em que tinha que fugir com a família no meio da mata e atravessando rios com panelas na cabeça...

Algumas de suas irmãs eram professoras e Lampião naquela época tinha fascinação em roubar meninas professoras para seu cangaço...Lá ia Antonio e sua legião de parentes fugir de um lado para outro no sertão baiano...Conheci Antonio antes de seu aniversário de 42 anos...Ele ficou tão feliz quando nos vimos pela primeira vez que sempre que podia me contava histórias valentes e uma delas, a de sua vida eu jamais esquecerei!

Quando o nosso herói caçula e menino aos 6 anos fugia dos líderes do cangaço,seu pai caiu na estrada e mandaram chamar um “farmacêutico-operador”...Disseram para o garotinho que a perna do seu amado ia ser retirada...Foi numa estrada meio deserta e nosso herói acompanhou a todo o processo se negando a soltar as mãos de seu pai...A dor foi dilacerante, até porque as condições eram precárias e a saúde do “pai de todos”devido à sua idade e doenças também...

Na derradeira hora,entre um planeta e outro Antonio gritou o nome do pai e fez uma promessa entre as lágrimas sinceras,doces e sofridas de seus 6 anos de idade...”Pai!Eu nunca que vou deixar mais uma pessoa ficar doente pai...Eu vou ser um ” douto”...Daqueles que salva as vidas das pessoas,e nunca que ninguém vai mais morrer, eu juro!”....

Vendo que nem a promessa salvara o pai, o pequeno se deu conta que deveria firmar seu juramento custasse o que custasse...

Ao chegar com a prole em Salvador,Fantina, mãe de Antonio matriculou seus 5 filhos no colégio de seus primos;mas como “mãe” de 15 filhos,viúva e pobre,não foi vista com bons olhos na instituição e nem na sociedade da época.

A condição para as crianças serem educadas junto aos abastados da cidade era que fossem faxineiros, não tivessem recreio, nem brincassem com os outros alunos...Antonio fora convidado inúmeras vezes a faxinar banheiros, quartos , salas e pomar,assobiando...Os diretores e “primos” contavam quanto tempo Antonio e seus irmãos paravam com o assobio...e este mesmo período sofriam cintadas e palmatórias em sinal de obediência e disciplina...

Dos cinco filhos de Fantina só Antonio agüentou tantas humilhações; afinal apenas ele tinha um sonho e um juramento ... O caminho do estudo era o único trampolim para aquela realização...Aos nove anos, o pequeno garoto descobriu um “milagre”:_Que os garotos ricos iam mal na escola e não gostavam de estudar...

Antonio fez amizades com meninos mais velhos e começou a estudar matérias mais avançadas e a levar um dinheirinho para sua mãe com as economias das aulas particulares ...Ele teria sido um excelente professor em sala!Mas o sonho ia além e nele estavam concentradas as horas,minutos,dias, meses,anos...Frio, fome,humilhação, roupas rotas...nada detinha o sonho e foi assim que o lider Antonio surgiu...Na adolescência destacou-se em protestos e oratórias a favor de cursos noturnos e foi chamado pelos políticos que cederam seus postos para a luta verbal e culta do rapaz...

Nasceu em Salvador a primeira turma noturna do estado...a sala de Antonio!

Uma vitória poder ver trabalhadores também estudando e realizando seus sonhos...

Daí para Medicina não foi tão fácil porque exigia um curso integral e ele não podia se dar ao luxo de parar na repartição para ajudar a si e sua família...Mas todos os dias as 18 horas,estivesse onde estivesse, Antonio se ajoelhava, olhava para o céu e conversava com a Mãe da Humanidade...Obrigada Nossa Senhora pelas minhas vitórias,mas interceda por mim junto a Deus para realização de meu sonho e juramento, amem”...

Ele tinha a impressão que nesta hora o céu lhe sorria e o ajudava a angariar mais e mais forças para continuar...

O dono da repartição ficou sabendo que as vezes Antonio varava a noite trabalhando e estudando, só para deixar todo seu serviço em ordem e poder entre” mil faltas” e algumas presenças na faculdade federal manter-se no curso...Claro que ele conseguiu se formar anos depois de seus colegas,mas quando o diploma chegou às suas mãos, ele sabia que Deus estava com ele na cura,diagnósticos, passos e serviços...Hoje seu nome está em placas e homenagens, bem como num retrato na Unidade Básica Antonio Silveira e Oliveira,na Vila Formosa...Região paulistana onde foi considerado Médico dos Pobres...Dr. Baiano...Dr. do Bem...Com ele eu aprendi lições valiosas,mas a Fé inabalável e a crença de que nada realmente é impossível estão marcadas no meu coração,sangue,lembranças e saudades...Eu o conheci em 1962,quando eu nasci e morri por dentro em 1999 quando ele mudou de planeta...Sinto até hoje não ter podido fazer uma promessa tão forte,mas mentalmente eu jurei que levaria comigo o jeitão dele,suas histórias,memórias e orgulho de chamá-lo uma vida inteira de PAI...

ESTA É MINHA HISTORINHA EM HOMENAGEM AO HOMEM QUE ME POS NO MUNDO...NASCIDO EM 22 DE JUNHO DE 1920.