O ESCRITOR

José Ribeiro de Oliveira

Os dias nascem e são substituídos pelas noites, numa sequência que já contam milhares de anos, em cumprimento ao ciclo natural da vida na terra. A cada instante milhões de acontecimentos vão construindo a dinâmica da vida de todos os seres viventese tudo que os cercam. Por entre esses acontecimentos, desenvolve-se o conhecimento humano sobre tudo que lhe é pertinente. Mas nessa dinâmica, em obediência ao ciclo da vida, tudo morre e tudo renasce, numa atualização temporal incessante. Tais fenômenos constituem o registro da história, essencial nessa dinâmica, para servir, dentre outras coisas, de parâmetro entre o passado e o por vir, permitindo projetar o futuro a partir de analises intertemporal. Esse papel é atribuído ao Escritor, que enquanto protagoniza a história, dela faz registro de tudo. Escrevendo, perpetua, eterniza e expande a vivência humana, promovendo a sua própria evolução, em todos os sentidos. Além disso, conduz a sua tarefa recheada dos sentimentos que experimenta e que o acompanha, para também se manifestar naqueles a quem acessar. O Escritor faz do seu ofício o mais sensível, o mais perfeito, o mais eficaz e o mais completo veículo de construção social. E até quando escreve a sua própria história, sensibiliza o leitor, porque se traduz, e se traduzindo revela afinidades e sentimentos comuns. Por isso, ao contar sua história, desnuda a alma e a vida dos outros, num simples juntar de letras, temperadas por sentimentos e sensibilidades que move o mundo. A todos e a todas, meus parabéns pelo registro histórico do seu dia.

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 26/07/2011
Reeditado em 31/07/2011
Código do texto: T3118738
Classificação de conteúdo: seguro