Aos pais

Poetas,

mais um dia dos pais. Agora tem dia para todos, outro dia descobri que tem o dia do Padre, sacerdote católico. Assisti à homenagem de irmãs da "Ordem de São Camilo", ao sacerdote que ministra em sua capela, no "Pensionato São Camilo", um antigo mosteiro que abriga velhinhas. Se é o dia do Padre, seria o dia do Pai, pois, as duas palavras têm as mesmas raízes neo-latinas.

Em latim Pai é Pater, e a oração de Jesus, "Pai nosso que estais no céu", em latim começaria: "Pater noster qui est in Caelum"... Procurei em um missal latim e português _ de quando eu tinha 15 anos que recém encontrei entre minhas coisas _ a oração em latim, para transcrevê-la aqui; mas ela se escondeu nas folhas finíssimas do missal de mais de 1000 páginas, e que ainda não aprendi a manusear.

Meu avô Moisés Rodrigues Alves falava grego e latim arcaicos, e quando com Monsenhor Fleury _ então cônego em Patos de Minas, que passava longos dias na casa de meus avós, em Araguari _, conversavam nas duas línguas, o que lhes proporcionava grande prazer. E também a mim, menina caminhando escondida atrás dos dois homens altos e magros _ que varriam o ar com suas roupas _ um de terno, o outro de batina, escutando as sonoridades qu de suas vozes como lampejos de terracota.

Me ensinou as orações o Pai Nosso, a Ave Maria em latim; conversava de igual para igual, e não de adulto para criança. Perdia longas horas, e nos perdíamos juntos, em aventuras pela língua portuguesa.

Bom... minhas divagações, e homenagem aos pais que pertencem este espaço, e às lembranças de nossos pais e avós.