HOMENAGEM AOS PAIS

Hoje, dia 14 de agosto, é comemorado o Dia do Papai... O Papai que até alguns anos passados era o único responsável pelo sustento , educação e todas as demais despesas de sua família, visto que, até a década de 60, do Século XX, (1962) a mulher casada para trabalhar fora de casa necessitava da autorização expressa do marido.

Evidentemente, com o crescimento cultural e profissional da mulher, ela começou , paulatinamente, a ocupar o espaço que, por direito, já era seu, e tardiamente foi conquistando a sua independência pessoal e financeira e passou a ajudar nas despesas familiares, o que não chegou, com a sua participação ativa, no mercado de trabalho, a retirar do pai a autoridade que sempre teve para com os seus filhos.

Até o presente, pela tradição, embora a lei considere ambos os cônjuges detentores do pátrio poder de seus filhos menores, ainda cabe ao pai a maior parcela de responsabilidade pela prole, ainda dependente financeiramente, sejam os filhos menores de idade ou maiores, acometidos de incapacidades físicas ou mentais que os tornem inaptos para o trabalho e, conseqüentemente, para gerirem o sustento.

Da comunhão de esforços do casal e de seus bons exemplos, depende, com raríssimas exceções, o equilíbrio moral e emocional dos filhos e seu sucesso pessoal , cultural, profissional e familiar.

É por isso, que além do carinho que os pais devem receber todos os dias de suas vidas, nos dias especiais dedicados a eles esse carinho deve ser também muito especial e as atenções voltadas para eles, os nossos verdadeiros heróis que operam milagres quase impossíveis para que seus filhos sejam felizes, para que cresçam saudáveis e suas vidas sejam plenas de felicidades.

Por isso mesmo, para que os filhos tivessem oportunidade de, num dia especialíssimo prestar uma homenagem mais do que especial aos pais, foi escolhido o segundo domingo de Maio, para a Mamãe e o segundo de agosto para o Papai, não importando se estejam eles vivos ou mortos. Os vivos, são homenageados com presentes, carinhos dobrados, porque todo dia é dia do Papai receber homenagens. Os mortos são homenageados com preces, com votos a Deus para que sejam guiados pelos caminhos da luz, para que nos guiem e passem muitos anos descansando sem nós, sem os demais membros da família.

E, para homenagear todos os papais que se encontram neste Planeta, parabenizando-os, dedico esta singela Trova que reflete uma infinidade de casos que conhecemos, bem como os ignorados, mas que sabemos que grassam em todas as camadas sociais.

Pai, não ouvi teu conselho

e, hoje, de tanto chorar,

a dor tingiu de vermelho

meus olhos da cor do mar!

E, para os que estão na Casa celestial, dedico este soneto que fiz em homenagem ao meu pai.

, Ao Meu Pai

Se não foste, meu pai, o mais perfeito

pai do mundo, ainda assim te condecoro.

Vejo-te isento de qualquer defeito,

dizendo, em prece a Deus, quanto te adoro ...

Porque sei que a maldade e o preconceito

fecharam teus caminhos — e o deploro:

trocaram a alegria do teu peito

pela tristeza que, ao lembrar, eu choro.

Mas, após tua eterna despedida,

percebendo que em toda a tua vida

tiveste tão-somente desenganos,

há de Deus aplacar-te as cicatrizes,

pois sabe que as pessoas infelizes

se tornam tristes ao passar dos anos !...

Maria Nascimento Santos Carvalho

Maria Nascimento
Enviado por Maria Nascimento em 14/08/2011
Código do texto: T3159485