Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade sentir-se protegido por um pai (Sigmund Freud)

   images?q=tbn:ANd9GcQewovZLDt_eoAgG-Gk6pzAGswd_BEcfUuIw_e4FcmCqBab2CPg
 
                  A ORIGEM DO DIA DOS PAIS

                Com o objetivo de fortalecer os laços familiares também foi criado o Dia dos Pais, tanto quanto o Dia das Mães.
                Em 1910, Sonora Louise Smart Dodd, filha de John Bruce Dodd, um veterano da guerra, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais, depois de ouvir um sermão oferecido às mães. O seu progenitor foi quem criou sozinho o seu sexto filho, porque a sua esposa faleceu ao dar a luz ao mesmo.
                Sonora sentiu-se orgulhosa por ver o pai assumir essa responsabilidade, de criar um filho, vencendo muitas barreiras e dificuldades. Ela enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane na cidade de Washington.
                Entre os norte-americanos o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, que coincidia com o aniversário de John Bruce Dodd (pai de Sonora). A flor da espécie rosa foi o símbolo desse acontecimento, assim foram distribuídas: as de cor branca oferecidas aos pais falecidos e as vermelhas aos pais vivos. A partir dessa primeira comemoração o evento foi espalhado da cidade de Spokane para o estado de Washington.
                Um Dia Nacional dos Pais aconteceu em 1924, por meio do presidente Calvin Coolidge. Em 1966 foi assinada uma proclamação pelo presidente Lyndon Johson, declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais, embora haja quem diz que foi oficializado pelo presidente Richard Nixon em 1977.
                O publicitário Sylvio Dhering foi quem idealizou Dia dos Pais no Brasil, com a primeira comemoração na data de 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, o patriarca da Família. Com objetivos comerciais essa data depois foi alterada para o segundo domingo de agosto, ficando ela distinta da europeia e americana.
                Comemoração em outros países
- PORTUGUAL – ESPANHA – ITÁLIA: No dia 19 de março, dia de São José, por ser comercialmente interessante.
- ALEMANHA: Não tem um dia oficializado. Sempre determinado no dia da Ascensão de Jesus. Nesse dia fazem piquenique e andam de bicicleta.
- RÚSSIA: É no dia 23 de fevereiro, chamado de “O dia do defensor de pátria”.
- ARGENTINA: No terceiro domingo de junho com presenta e reuniões em família.
- GRÉCIA: Em 21 de junho é uma data comemorativa recente e surgiu do embalo do dia das mães.
- REINO UNIDO: No terceiro domingo de junho. Os filhos agradam os pais com cartões e não com presentes.
- CANADA: Comemorado no dia 17 de junho. É uma data mais comercial sem muitas reuniões familiares.
- PARAGUAI: No segundo domingo de junho. Tanto quanto o Brasil com presente e reuniões em família.
- PERU: Terceiro domingo de junho. Não é uma data tão especial aos peruanos.
- ÁFRICA DO SUL: No segundo domingo de agosto como no Brasil, mas não é considerada uma data tradicional.

                            images?q=tbn:ANd9GcT12VdGMs07CHED5Oo05DxJ1HvmXFC6FiabZFm8MzertR2uAVE2                                    
 
Texto compilado da seguinte fonte:
Portaldafamília.org
Prof. Roangas - Rodolfo Antonio de Gaspari

 
 
 

 
roangas
Enviado por roangas em 14/08/2011
Reeditado em 14/08/2011
Código do texto: T3159620
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.