A ARTE DE FAZER AMIGOS

A potiguar de Apodi Maria Vilmaci Viana - Vivi, escritora, poetisa e divulgadora da cultura do Rio Grande do Norte, uma criatura humana meiga e simpática, carrega em si a arte de fazer amigos. É isso que a seduz e a torna amante de si mesmo e do mundo que a cerca e com o qual interage de maneira permanente, comunicativa e aberta.

Ao passo que, aguarda a publicação do seu livro Canções da Lagoa Dourada, que consolidará, por certo, a sua carreira de escritora.

Vivi deixa patente em sua missão de divulgadora cultural, um certo esforço de benevolência com que estimula e protege seus contemporâneos, quando esse vigor se faz essencial, ou se posta para aplaudir resultados dos que trilham no campo literário.

E voeja por campos estranhos e estrelados, descobrindo caminhos, e enfeitiça com seu sorriso largo e enigmático ou costura espantos, às vezes apontando a luz que já brilha, outras vezes tendo que cantar canções, antes que os raios crepusculares deixem de dourar a sua lagoa.

Sabe conviver com a fugacidade e o duradouro e se entusiasma, esperançosa, com a profundeza das minas de pedras do Rio Grande do Norte e as pinturas rupestres do Apodi.

Menina do lajedo, compacta de emoções, das tradições e memórias telúricas que deixa manifestar na sua escritura.

E assim, em Canções da Lagoa Dourada, com mais convicção do que Paisagens Femininas de Apodi (2006), em que, com certeza e com mais perspicácia resgata com entusiasmo as reminiscências do seu passado preocupando-se em soerguer o que o tempo devastou. Cumprindo dessa forma “a busca do paraíso perdido”, como fizeram: Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, entre outros que retornaram às suas raízes para escreverem suas obras.

Roseli
Enviado por Roseli em 21/08/2011
Código do texto: T3173510