Mensagem aos catequistas!

"Deus age em nossa história: celebrando lutas e vitórias da catequese"

Nossa vida é marcada por momentos, acontecimentos.

Dia após dia construímos um caminho que nos conduz para o futuro.

Não somos uma mera gota solta no vazio, somos sim parte de um imenso mar, onde milhares de gotas se unem e partem rumo ao oceano.

Mas qual oceano buscamos¿ Qual é o motivo central de nossa busca¿

As novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil afirmam “nisto se manifesta nosso discipulado missionário: contemplamos Jesus Cristo presente e atuante em meio à realidade, à Sua lua a compreendemos e com ela nos relacionamos, no firme desejo de que nosso olhar, ser e agir, sejam reflexos do seguimento, cada vez mais fiel, ao Senhor Jesus (DGA. 4).

Como catequistas somos impelidos a agir em situações desafiadoras, no entanto a urgência maior hoje é buscar um contato mais íntimo com Jesus Cristo, o Verbo do Pai, pois, como nos diz a Encíclica Verbum Domini “o Verbo, que desde o princípio está junto de Deus, revela-nos o próprio Deus no diálogo de amor entre as Pessoas divinas e convida-nos a participar nele’ (VD 6).

A missão que assumimos nos impele a uma constante renovação, pos a vida é dinâmica e nossa catequese precisa ser um acontecimento vital para nossas comunidades.

O lema do nosso Congresso evoca a certeza do Deus que se faz presente em nossa história.

O prólogo do Evangelho de João nos atesta a fé cultivada no seio das primeiras comunidades: Jesus é Deus, partilhar da mesma vida do Criador e no momento certo, na plenitude dos tempos como dirá São Paulo, ele assume a história humana como sua história: se encarna e vem morar entre nós.

Vem na fragilidade de uma criança para nos mostrar que não existe grandeza maior do que aquela que se aniquila pelos que amam.

Cresceu submisso a Maria e José para nos ensinar que não existe maior autoridade do que aquela que se faz obediência.

Já adulto Jesus assume a missão de anunciar a boa nova para que compreendamos que não existe maior ganho do que o perder-se pelo outro.

Enfim Ele assume livremente a cruz para nos mostrar que não existe maior liberdade do que aquela que se entrega nos mãos do Pai e assume sua vontade.

Sim queridos Catequistas “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Deus se fez gente e caminha em nosso meio, por isso olhemos para nossa história e tentemos colher os sinais de sua ação.

No entanto se faz necessário um olhar atento, minuciosos, pois assim como a experiência do profeta Elias que descobre Deus na suave brisa que sopra depois de furacões e tempestade, experienciaremos Deus agindo na simplicidade de nossa vida, um momento silenciosos, mas carregado da grandeza apaixonada de um Deus que não sabe ser outra coisa que amor.

Por isso que olhar para nossa história é proclamar a ação de Deus e ter a certeza de que Ele esteve lá desde o começo, que nos conduzia até aqui e que nos levará até o fim, por que é de lutas e conquistas que nossa fé se constrói na certeza de que o Verbo se fez carne e habitou entre nós.”

Tenhamos fé, ele está conosco!

Débby Pupo
Enviado por Débby Pupo em 26/08/2011
Código do texto: T3183268
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.