CARLOS NOBRE


José Evaristo Vilalobos Junior, o humorista Carlos Nobre, nasceu na cidade de Guaíba em 07 de Abril de 1929, e faleceu em 16 de Dezembro de 1985. Tinha na época do seu falecimento 56 anos. Aqui, em Guaíba possui em sua homenagem o Museu Municipal que foi inaugurado em Fevereiro de 1992. Neste local tem a disposição de visitantes e da comunidade todo seu acervo particular, a sua vida e obra. Carlos Nobre , foi uma das figuras mais notáveis do jornalismo de humor da segunda metade do século no Rio Grande do Sul . Em suas duas principais tribunas- rádio e imprensa – destacou-se pela simplicidade , pelo caráter sadio de suas brincadeiras e pelo tom humano e popular de suas piadas, marca registrada de toda a sua produção intelectual. Mesmo explorando um gênero considerado por muitos como periférico, Carlos Nobre nunca deixou de ser um homem ligado a realidade do tempo .Na época dura da repressão , fez de seus espaços na imprensa uma trincheira de onde desenvolveu a sua maneira uma luta intensa contra as restrições á liberdade de expressão, tendo como armas a graça e a irreverência. Morou em São Paulo e Rio de Janeiro onde escreveu peças teatrais. Com saudades da família e dos amigos acabou regressando à Porto Alegre.Lançou quatro livros de humor.


Livros de humor

• Vale a pena rir de novo
• Nobre do principio ao fim
• Nobre e outras
• A Guerrilha do riso


Algumas frases do humorista Carlos Nobre:

• Lamentável a policia. Acredita que a imprensa tem este nome justamente para ser imprensada- ZH – 1966.
• Depois do salário mínimo e do salário - familia, está na hora do governo inventar o salário verdade – ZH – 1978.
• Já notaram. Atualmente o prato típico do Brasileiro é o prato vazio- ZH –1981.
• Hoje, pode ser oficialmente, o enterro dos ossos. Mas enterro dos ossos no duro tem o ano inteiro. É só enterrar qualquer Brasileiro que recebe o salário mínimo - ZH-1981.
• O ministro da fazenda diz que não há desemprego no Brasil (....) numa dessas vai acabar dizendo, também, que o povo não tem fome no Nordeste. Tem é falta de apetite. – ZH – 1981.
• Emprego no Brasil anda tão difícil de se arranjar que já tem empresa exigindo fiador por candidato- ZH – 1981.
• O verdadeiro milagre Brasileiro ta acontecendo é agora, com a gente conseguindo sobreviver no meio deste arrocho desgraçado que te por aí. –ZH – 1982.
• O negócio não é rezar para que as coisas melhorem no Brasil. O negócio é a gente rezar para que as coisas piorem cada vez menos. ZH –1982.
• Tendo eleição, me agrada até uma funerária - ZH - 1983.
• Nunca concordei que houvesse no Brasil uma maioria silenciosa. Para mim o que houve foi uma maioria silenciada- ZH – 1982.
• Os Brasileiros têm de achar uma saída. Política ou econômica? Nenhuma das duas. Uma saída para o Brasil – ZH – 1984.
• Os tempos andam tão difíceis que até pra gente ser pessimista ta ruim – ZH –1983.
• Mulher é o Homem passado a limpo – ZH – 1983.
• Antes do pecado original, Adão era só decorativo – ZH – 1982.
• Foi criado no Brasil um grupo de trabalho para investigar, porque os grupos de trabalho não trabalham? ZH – 1982.
• Deus é bom sim. Ele está é mal cercado. ZH –1984.
• Na primavera os botões da roupa do poeta Mario Quintana desabrocham. ZH –1984.

• ZH – (Jornal Zero Hora -) Porto Alegre – Rs. Onde o humorista escrevia sua coluna

• Diária (onde atualmente escreve o jornalista Paulo Santana) 
Carlos Nobre Prêmios

Alguns prêmios recebidos por Carlos Nobre

• Troféu Aladim - melhor da semana TV Piratini - 1963
• Troféu Kikito
• Troféu J. Bronquinha - Jornal Ultima Hora -
Programa Humorístico- Campeonato Três tempos – 1963.
• Troféu Negrinho do Pastoreio - - As melhores da Rádio Gaúcha.
(Secretaria de Turismo do Governo do Estado - RGS- 77 / 78.
* Troféu Radio Gaúcha 50 anos
(reconhecimento á José Evaristo Villalobos Jr. – 1977.
* Troféu Jeca Tatu - Zero Hora
(programa humorístico de radio )
Campeonato em três tempos - Radio Gaúcha
• Troféu Crônica – Jornalismo em faixa especial
(destaque Humorismo Nacional – 1981).
(condecoração feita pelo Senhor Prefeito Guilherme Sócias Villela
• Medalha ao Sr. José Evaristo Villalobos (Carlos Nobre)
“O reconhecimento de Guaíba para aqueles que fazem da arte
a divulgação da nossa terra . “Dr. Sólon Tavares – Outubro de 1982”.

Para finalizar minha pesquisa, ofereço a ultima coluna que o Humorista escreveu antes de sua morte. (15 de Dezembro de 1985)

• E o Brasil na copa?
- O brasileiro tá dum jeito que não consegue mais pegar um osso duro nem na copa, nem na mesa.

• O Brasil foi adiado mais uma vez – pra depois da copa.
• Tudo pronto pro mundial do México em 86.
- Pro Brasil só falta o presidente da CBF, o técnico e o time pra conseguir uma bola.
• Pelo menos a estiagem tá acabando com um problema que ninguém resolveu nas vilas clandestinas de Porto Alegre o “esgoto”.
• O grupo do Brasil é o mais fácil: estréia contra a Espanha, mas é bom ter cuidado, das das mais fáceis, é ai que vem a chifrada.
• Ontem os mendigos estendiam a mão. Hoje estendem o revólver.
• E a Espanha como primeira adversária do Brasil na copa?
- Não te preocupa não. É só olhar a inflação do Brasil que o touro também vai pro brejo.
*O bom do fim de semana fora, é que a gente volta pra casa – pra descansar.
• Brasileiro não tem como escapar das promessas da nova república. Quem este ano não caiu no primeiro de Abril, cairá no primeiro de Janeiro.
• Na visita que Jânio Quadros fez para o Sarney, parece que ele tava bem melhor, prova que foi – sem camisa –de- força e os dois enfermeiros parrudos que acompanhavam o distinto até ficaram na outra sala.
• Quando o médico pediu para Carlos Nobre que se afastasse do cigarro, ele mais que depressa, comprou duas piteiras –.

O pensamento do dia

“O casamento é uma sociedade democrática: manda o mais forte.” 

 Um  BAITA abraço flor de especial e voltaremos....


Edegar Soares