HOMENAGEM de ANIVERSÁRIO

Homenagem a Élton Carvalho

Hoje, dia 29 de agosto, Élton Carvalho está comemorando, num plano superior, mais um ano de nascimento, com todas as honras que merece por tudo que fez em prol de sua família, dos amigos, da comunidade, da poesia.

Poeta nato, Élton Carvalho deixou um acervo fantástico de Trovas, sonetos, poemas, contos etc. Era Magnífico Trovador dos Jogos Florais de Nova Friburgo, em dois gêneros trovadorescos, trovas líricas e humorísticas, títulos obtidos com suas classificações durante três anos consecutivos, nos dez primeiros lugares, o que se torna muito difícil, em razão do grande número de concorrentes para apenas dez classificações ininterruptas.

Élton deixou muitos livros publicados, bem como participou de várias coletâneas e antologias literárias.

Como Professor Catedrático de Filosofia do Colégio Militar do Rio de Janeiro, Elton Carvalho prestou uma contribuição fantástica à comunidade do Rio de Janeiro e de muitas outras plagas, bem como, como Professor e Conferencista da Escola Superior de Guerra.

Onde quer que se encontre, com o seu coração generoso, tenho certeza de que está, em companhia de muitos poetas que partiram, enchendo o ambiente de poesias e velando por todos nós que aqui nos encontramos.

Almejando que Deus o permita um privilegiado lugar na Casa Celeste, lhe dedico este soneto que diz muito da minha saudade, do quanto ele foi infinitamente importante em minha vida.

Élton nasceu num dia 29 de agosto e faleceu em 3 de março de 1994, no Rio de Janeiro.

Homenagem a Élton Carvalho

Foi três de março o dia em que partiste,

a mais vil quinta-feira dos verões...

E, quebrando o silêncio amargo e triste

só se ouvia a voz rouca dos trovões.

Mas Deus, que dos seus filhos não desiste,

te faz presente em nossos corações...

e na saudade imensa que persiste

em reavivar antigas emoções.

Desde o dia do teu encantamento

procuro mascarar o sofrimento

e as rugas da tristeza, em vão, disfarço.

Porém, no coração amargurado,

onde arquivo as relíquias do passado

todo dia é meu dia três de março.

Maria Nascimento Santos Carvalho

Maria Nascimento
Enviado por Maria Nascimento em 29/08/2011
Código do texto: T3189678