Algumas palavras sobre um Grande Homem

Quando o bancário aposentado Flávio Luiz Baptista Gouvêa saiu do Rio de Janeiro para se estabelecer em Ouro Fino na década de 80 não trouxe em sua bagagem a acomodação e o conformismo, ao invés disso veio com a fórmula da eterna juventude que resolveu colocar em prática como exemplo para todos aqueles que tem o prazer de usufruir de sua convivência.

Esta fórmula não é segredo e está à disposição de todos:

• Uma grande dose de generosidade própria daqueles que amam a vida;

• A garra e a determinação de um verdadeiro atleta;

• A paciência e a disciplina de um praticante de artes marciais;

• A liderança natural dos homens que se impõem pelo espírito e não pela força;

• A simpatia e a boa prosa de quem durante a vida toda lidou com pessoas;

• A capacidade de transmitir conhecimento de um mestre

Foi com esta bagagem que ao chegar em Ouro Fino, sensei Flávio decidiu compartilhar seu conhecimento de vida com crianças, jovens e adultos. A título de curiosidade a palavra “sensei”, de origem japonesa, significa “aquele que veio antes”, e pela tradição oriental é aquele que prepara as gerações futuras para que frutifiquem e honrem o dom da vida.

Como professor de Educação Física, não se limitou a seguir um roteiro simplista e fácil, ao invés disso trouxe disciplina, educação para o corpo e para a mente, ensinou respeito aos pais, colegas e professores. Como em tudo o que faz se deu por inteiro e mais do que professor, foi Mestre no sentido mais amplo da palavra, pois também buscou melhorar o ambiente e as condições da escola Coronel Paiva, lutou com toda sua estratégia de homem de negócios e judoca para dar um “ippon” no desanimo e nas barreiras impostas por questões burocráticas e estados de espíritos desanimadores.

Foi um professor respeitado e respeitador, conseguir conquistar seus alunos pela autoridade sem nunca usar do autoritarismo.

Entre suas muitas qualidades está a verdade no que faz. Sempre foi alguém que educou através de suas atitudes e de seu próprio exemplo de vida, não apenas através das palavras;

Este espírito guerreiro formou um exército de alunos que aprenderam a filosofia do judô não apenas como luta, mas como modo de vida. Por quase duas décadas, num espaço do prédio dos Capuchinhos, sensei Flávio orientava seus guerreiros do bem. Foi responsável pela mudança positiva de comportamento de centenas de crianças, jovens e adultos. Preocupava-se em construir o caráter de seus discípulos, transformando-os em cidadãos completos.

Em muitos momentos lutou contra a indiferença e as dificuldades de quem oficialmente deveria apoiar o esporte, não foram poucas as vezes que com recursos próprios adquiria quimonos para aqueles que não possuíam condições e tatames para continuar sua missão. Como judoca colocou o nome de Ouro Fino no roteiro das competições nacionais.

Ainda nas artes marciais, gratuitamente ensinava defesa pessoal para os valorosos soldados do 137º Batalhão do Polícia Militar, e ainda hoje seu nome e pronunciado com admiração pelos membros da corporação, mesmo por aqueles que não tiveram o prazer de serem seus alunos.

Este homem inquieto sempre buscava desafios e foi em nome desta sua característica empreendedora que resolveu abraçar a causa do Éden Club. Este clube centenário atravessa uma fase de descrédito, com sérias dificuldades administrativas. Flávio Gouvêa somou sua capacidade gerencial, sua determinação, sua criatividade, sua seriedade e sua enorme capacidade de extrair o melhor das pessoas e fez renascer um clube do qual qualquer cidade pode se orgulhar.

Promove atividades esportivas, sendo ele mesmo jogador de futebol e professor de natação, aulas de ginástica onde durante muito tempo foi professor, aulas de dança de salão demonstrando ser um aluno aplicado, eventos sociais e festivos das mais diversas modalidades onde faz questão de participar ativamente de cada detalhe. Atualmente, graças a sua ação afirmativa, Ouro Fino valoriza seus talentos e traz também para a cidade Bandas de alto gabarito e outros atividades culturais.

Flávio Gouvêa abriu as portas do Éden. Em suas dependências são realizados eventos particulares e públicos. Diversas entidades podem contar com sua estrutura para levar sua mensagem para a sociedade.

Como se não bastasse esse pequeno resumo, onde certamente muitas coisas foram esquecidas, tantas são as atividades deste Cidadão, mestre Flávio com sua juventude prolongada e eterna, aos 77 anos ainda bate um bolão!

Quem escreve estas linhas é seu filho Mauro, que um dia espera ser a metade do homem que meu pai é.