Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras em educação!

Somos trabalhadores/as em educação?

Primeiramente, o que é ser trabalhador/a?

Trabalhador é todo aquele, aquela que exerce uma função laboral, através da aplicação das forças físicas ou mentais na execução de uma obra. E, na sociedade capitalista, isto o faz, em troca de salário.

Salário... na raíz de sua etimologia, sal. Sal, substância vital ao ser humano, utilizada para saborizar os alimentos. Ao paladar, o sabor salgado dos alimentos. Ao trabalhador/a, o sabor salgado do salário. Originariamente, a palavra salário surgiu entre os salineiros, trabalhadores que anterior à mecanização, realizavam a retirada do sal marinho, em salinas da costa brasileira. Árduo trabalho sob os rigores do tempo, o vento, o calor do Sol...

Assim, permito-me fazer uma simples analogia reflexiva...

Certamente, como educadores, cuidamos de vidas e não meramente, salinas. Mas, ao adentrar o mar da educação não estaríamos a fazê-lo, para cuidar do que dá sabor a esse mar, ou seja, as vidas humanas que nele habitam?

E o sal que desse mar extraímos, não seria o que realmente, dá sabor à vida profissional, assim como à vida dos educandos/as?

Acaso não seria a educação, o sal vital na vida do ser humano, além de saborizar também a vida em sociedade?

Isto posto, retorno a questão inicial, somos trabalhadores/as em educação?

Pergunto: acaso não exercemos uma função laboral, pela qual somos remunerados através de salário?

Organizados enquanto membros do magistério, não formamos uma classe de profissionais que exercem atividades afins? Dessa mesma forma não se organizam outras pessoas, como os pais e mães de nossos educandos/as, ao exercerem suas atividades profissionais, portanto, trabalhadores/as?

A função que exercemos, embora não sendo braçal, não se trata de árduo trabalho?

Afinal, pensar, refletir, construir, desconstruir, reconstruir, ressignificar conhecimentos e relações de vida humana é nossa tarefa diária e, isso não é aplicação de forças mentais na execução de uma obra?

Qual obra executamos?

A obra, educação humana...

O projeto a ser construído é o ser humano.

Nessa construção, nossas ferramentas de trabalho: amor e conhecimento.

Conhecer para transformar, conhecer para amar e cuidar, talvez o maior desafio na realização dessa obra...

Educar o ser é ajudá-lo a ver, a ver mais longe, para construir dentro de si, possibilidades de ir além do horizonte... por certo, colaborar na formação de seres humanos corresponsáveis pela vida no planeta, seres de afeto e de cuidado, consigo mesmo, com os outros e com a Natureza, é contribuir na formação de seres humanos mais felizes, e na construção de um outro mundo possível...

Somos pois, com orgulho trabalhadores em educação!

E, quando nessa semana, aproxima-se a comemoração de mais um Dia dos Professores e Professoras, homenageamos nossos colegas de profissão, parabenizando a todos/as pelo trabalho dedicado e responsável, na busca da humanização e da transformação social do mundo em que vivemos. Parabéns!

Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 12/10/2011
Reeditado em 12/10/2011
Código do texto: T3272600
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.